Menu

Vanda Milani defende energia de qualidade com linhão entre Feijó e Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Membro da Comissão do Meio Ambiente no Congresso Nacional, a deputada federal Vanda Milani (Solidariedade-Ac) pediu agilidade na licença ambiental para a construção do linhão entre as cidades de Feijó e Tarauacá. A obra já foi licitada e depende da liberação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A parlamentar participou da reunião com o ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite e o governador Gladson Cameli em Brasília.

Para Vanda Milani, a obra orçada em R$ 370 milhões vai permitir na sua conclusão, prevista para 2017, “energia limpa e de qualidade para os moradores que moram nas regiões de Envira, Tarauacá e Juruá”, disse. Ainda de acordo a parlamentar, os investimentos vão permitir geração de emprego e renda para os municípios. Vanda fez quórum ao pedido do governador Gladson Cameli para que o ministério conceda nova delegação ao Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) para licenciamento ambiental da linha de transmissão.

Anúncio

“A previsão para o início das obras era para o mês de agosto, precisamos aproveitar cada dia de verão na Amazônia. Quando falamos em olhar diferenciado para essa região nos referimos a entraves como esse que acabam prejudicando investimentos fundamentais para o desenvolvimento regional. A energia gerada por termoelétricas, além de ser ambientalmente incorreta não favorece as indústrias, não chega com qualidade para quem mora no campo e nem nas cidades”, acrescentou a deputada.

A obra será dividida em duas partes, está prevista a construção de uma subestação no município de Feijó, interligando até a capital, Rio Branco. Na outra fase serão interligados os municípios de Feijó a Cruzeiro do Sul. O ministro garantiu a resolução do impasse e orientou sobre as demandas para delegação de licenciamento ambiental da obra pelo IMAC.

Revitalização do Igarapé São Francisco

A deputada também debateu com as autoridades acreanas e o ministro do meio ambiente, sobre a recuperação do Igarapé São Francisco, que conta com seu incentivo. Ela lembrou da visita feita pelo ex-ministro à Rio Branco e a destinação de US$ 20 milhões para iniciar o projeto. “Esse projeto também conta com aporte financeiro garantido pelo senador Márcio Bittar. O ministro garantiu apoio as iniciativas por pertencerem principalmente à Amazônia”, concluiu Vanda Milani.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.