A gerente do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen), Janaína Mazaro, emitiu uma nota pública neste domingo, 22, informando os resultados das análises acerca da variante delta da Covid-19 no Acre. Segundo a Nota, há 13 casos “sugestivos” de infecção da variante Delta de um total de 69 casos analisados.
Segundo Janaína Mazaro, embora a análise tenha apontado para a presença da variante, a confirmação só virá com total segurança por meio do sequenciamento genético, após o envio das amostras para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).
“A partir destes resultados as amostras dos casos sugestivos da VOC Delta serão encaminhadas para o sequenciamento genômico. Ressaltamos que os resultados das amostras são sugestivos da VOC Delta e estes só poderão ser confirmados após o sequenciamento genômico realizado pelo Instituto Evandro Chagas”, destacou.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), foi utilizado o protocolo de RT-qPCR in house desenvolvido pelo pesquisador Prof. Dr. Felipe Naveca (Fiocruz/ Amazonas) para triagem das variantes de atenção ou preocupação. Neste protocolo foram testadas 69 amostras, entre elas: 01 caso suspeito sinalizado pelo Departamento de Vigilância; 01 amostra de um contato do caso suspeito; 67 amostras positivas para Covid-19, escolhidas aleatoriamente, nas quais propomos uma investigação retrospectiva da possível circulação da VOC Delta.