Conecte-se agora

Dia do estagiário: grandes empresas estão com vagas abertas para processo seletivo 

No primeiro semestre deste ano foram assinados 37,7% contratos de estágio a mais do que no semestre anterior

Publicado

em

Estar inserido no ambiente corporativo que vai proporcionar experiências de trabalho, conhecer novas pessoas para ampliar a rede de contatos (network), ganhar conhecimento para realizar atividades em determinada área e ainda ser remunerado por isso: essas são algumas das vantagens de ser estagiário. 

O estágio é o período em que o estudante tem para colocar em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e ganhar novas competências. Como estagiário a pessoa tem responsabilidades e carga horária definidas em um termo de compromisso assinado em conjunto com a empresa e a instituição de ensino vinculadas.

A legislação que regulamenta e rege os estágios no Brasil é a lei n° 11.788/2008, que prevê direitos para o estagiário, dentre os quais destacam-se pagamento de bolsa-auxílio e transporte, férias a partir de um ano de estágio na empresa e carga máxima de horário de trabalho de até 40h semanais. Tais benefícios foram instituídos em 18 de agosto de 1989, com a Lei do Estagiário, que com o tempo trouxe regras mais modernas para relação entre empresas e estudantes. Por isso, nessa data é celebrado o Dia do Estagiário.

Vagas de estágio

Não existe um período obrigatório para começar a procurar um estágio. Há vagas para quem está no começo de um curso de graduação bem como nos anos finais. Contudo, visto que conciliar a nova atividade com a rotina de estudos vai demandar mais tempo do estudante, é preferível esperar chegar, pelo menos, na metade do curso para iniciar essa jornada.

Do último semestre de 2020 para o primeiro de 2021 o número de vagas abertas para estágios subiu de 85.513 para 108.335 (26,7%), conforme dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).  Ainda conforme balanço do CIEE, no primeiro semestre deste ano foram assinados 93.074 contratos de estágio, 37,7% a mais do que no semestre anterior (67.569) e 4,6% a mais do que no primeiro semestre de 2020 (88.995). 

Conforme apuração do CIEE, entre os dez cursos com mais vagas abertas estão Administração, Pedagogia, Direito, Comunicação Social, Ciências Contábeis, área de TI, Engenharia Civil, Marketing e Enfermagem. Em relação às localidades com mais vagas abertas destacam-se São Paulo, Brasília, Campinas, Salvador, Goiânia, Jundiaí (SP), Santos, Grande ABC (SP), São José dos Campos (SP) e Sorocaba (SP). 

Pensando nos estudantes que pretendem começar um estágio em breve, selecionamos algumas vagas abertas por grandes empresas. Confira!

– Braskem: as inscrições estão abertas para o Programa de Estágio 2022, com oportunidades para estudantes de diversas áreas de cursos técnicos e universitários. São mais de 210 vagas em São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Para o estágio técnico, é necessário ter mais de 18 anos e estar cursando, no mínimo, o segundo semestre do Ensino Técnico. Já o estágio universitário é para estudantes do Ensino Superior a partir do 3º semestre, em cursos variados nas áreas de exatas e humanas. As inscrições vão até 27 de agosto e devem ser feitas pelo site da empresa.

– Boticário: as vagas são para o Programa Geração B de estágio e trainee. Para as vagas de estágio, é preciso estar matriculado em um curso de Ensino Superior com formatura entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Para as vagas de trainee, é preciso ter terminado a graduação entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de setembro no site da empresa. 

– Creditas: a plataforma de crédito e soluções financeiras está com vagas abertas para seus programas de Estágio e de Jovens Talentos. As oportunidades são para as áreas de tecnologia, de suporte ao negócio, como marketing e finanças e de jornada do cliente. Para o Programa de Estágio, a pessoa deve ter vínculo com uma instituição de Ensino Superior, podendo estar alocada em qualquer curso de graduação com conclusão entre o fim de 2022 e o fim de 2023. As inscrições são até o dia 27 de agosto pelo site da empresa.

– Globo: a emissora está com inscrições abertas, até o dia 5 de setembro, para estudantes dos ensinos técnico e superior. As vagas disponibilizadas pela companhia são para as áreas de criação, produção de conteúdo, desenvolvimento de software, ciência de dados, UX, transmissão e sistemas, financeiro, jurídico, recursos humanos, entre outros. Podem se inscrever estudantes de graduação de qualquer área, com formação prevista entre dezembro de 2022 e julho de 2024. Já os estudantes do ensino técnico, podem concorrer se estiverem cursando Eletrônica, Eletrotécnica, Mecatrônica, Segurança do Trabalho, Telecomunicações ou outros cursos de tecnologia, com, no mínimo, um ano para a formatura – ou já ter concluído, mas ainda possuir vínculo com a escola. Para participar do processo seletivo, que é 100% remoto, basta acessar o site da empresa e preencher a plataforma com o perfil atualizado. 

– Google Brasil: estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Next Step do Google Brasil para estudantes com formação prevista entre março e junho de 2024. Os interessados podem se candidatar até o dia 30 de agosto no site da empresa. Assim como na primeira edição, não será exigido conhecimento de inglês. As vagas estão divididas em duas áreas Negócios e Engenharia de Software. 

– Kraft Heinz: a multinacional do ramo de alimentos e detentora das marcas Heinz e Quero, no Brasil, abriu vagas para o seu Programa de Estágio 2022. As inscrições vão até 27 de agosto e os selecionados iniciarão o trabalho em 10 de janeiro de 2022. As inscrições devem ser feitas no site da empresa. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Destaque 3

Arena da Floresta fará teste de Covid em drive-thru a partir desta quinta-feira (20)

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco terá montado a partir desta quinta-feira, 20, um drive-thru de testagem do coronavírus no estacionamento da Arena da Floresta, localizado na Via Chico Mendes, bairro Triângulo Velho. O drive-thru vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 8h e vai se estender até 17h.

O objetivo da gestão é desafogar as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) Claudia Vitorino, localizada na entrada do Bairro Taquari, e Maria Barroso, localizada na região da Baixada da Sobral, que estão sobrecarregadas devido à alta demanda de atendimento de casos de Síndrome Gripal e covid-19.

A secretária de Saúde, Sheila Andrade, explicou que o atendimento será específico para casos de Síndrome Gripal, e serão realizados testes de covid-19, atendimento médico e dispensação de medicação.

Os testes de covid-19 poderão ser realizados dentro do carro da pessoa ou nas 15 cadeiras que estarão disponibilizadas para a testagem do coronavírus. “Nós iremos fazer o teste em pessoas que estejam com sintomas, é muito importante. Nesse momento não temos como testar em massa a população. Isso é um desejo do prefeito, nosso como Secretaria Municipal de Saúde, mas não estamos em condições. Vamos priorizar as pessoas que estão com sintomas por que nós precisamos diagnosticar e tratar de forma eficaz as pessoas que estão com covid-19 ou Síndrome Gripal”, frisou a secretária.

Continuar lendo

Destaque 2

Pico de nova onda da Covid no Acre deve ocorrer na segunda semana de fevereiro, diz médico

Publicado

em

Com a nova onda da Covid-19 no Acre provocada pela chegada ao estado da variante ômicron, as unidades de saúde estão lotadas à procura de atendimento médico e testes para detectar a doença. Ao ac24horas, o médico infectologista Thor Dantas reafirmou a vacina urgente de quem não completou o esquema vacinal e os cuidados que todos já conhecem como as estratégias mais importantes para combater a pandemia.

“Se a gente quiser contribuir para que essa nova onda da ômicron não seja ainda mais intensa, é reforçar os cuidados com as medidas que evitam a transmissão como o distanciamento, o uso de máscaras e a vacinação imediata de todos aqueles que ainda não se vacinaram ou estão com vacina atrasada”, explica.

Segundo o profissional de saúde, a tendência é de alta nas próximas semanas. De acordo com a própria Secretaria Estadual de Saúde, o pico no Acre deve acontecer na segunda semana de fevereiro.
“Apesar de não termos visto uma grande quantidade de pacientes internados em UTI e tem se traduzido em menos mortalidade, o que tem sido comum com essa variante é o alto nível de pessoas doentes e isso também sobrecarrega o sistema de saúde”, relata.

Para Thor, se não tem essa sobrecarga em leitos de UTI, há nos serviços ambulatoriais, com um grande número de pessoas em busca de consultas, exames e medicamentos. “Muitos profissionais estão sendo afastados do trabalho e isso tem sido um grande impacto em unidades de saúde em vários estados do país. O que se espera é um crescimento de casos nas próximas semanas, mas com um índice menor de mortalidade. O que se tem visto internado em UTI é quem não tomou vacina ou quem tomou apenas uma dose. Não vacinados, vacinados incompletos ou quem não tomou a dose de reforço é que está grave em UTI”, explica Thor.

No período de sete dias, o estado teve confirmados 1.671 novas pessoas infectadas, o que representa mais de 200 novos casos por dia. Há ainda a suspeição de que muitos casos estão subnotificados por conta do surto de gripe, já que os sintomas são parecidos.

Continuar lendo

Cotidiano

Jovem que teve perna dilacerada em acidente precisa de doação de sangue

Publicado

em

O jovem Mateus Sombra de Queiroz, de 29 anos, que teve a perna dilacerada ao ser atingido por um carro na última segunda-feira, 17, em Rio Branco, está precisando de doação de sangue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do pronto-socorro, onde está internado desde o acidente.

Amigos e familiares lançaram uma campanha nas redes sociais para solicitar doação de sangue O+ no Hemoacre e ainda pedem oração pelo jovem e sua família.

Mateus estava parado no acostamento atrás do caminhão que dirigia a trabalho quando foi atingido por um carro na Avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Vila Nova.

Segundo populares, além dele, um ciclista também foi atingido. Mateus foi imprensado por um carro Ford KA na carroceria do caminhão e sofreu uma dilaceração na perna esquerda.

O motorista acusado de ter provocado o acidente não tem carteira de habilitação e foi liberado da Delegacia de Flagrantes em Rio Branco depois de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Por enquanto, deverá apenas se apresentar no Juizado Especial Criminal.

Preso em flagrante por policiais da Companhia de Trânsito, Diego Souza foi apresentado na DEFLA, onde foi indiciado apenas por dirigir sem possuir CNH e foi liberado. O delegado Roberth Alencar, coordenador da Delegacia de Flagrantes, disse que o indiciamento do acusado pelo crime de lesão corporal grave depende de uma representação da vítima, e que este deverá responder pelo crime.

Continuar lendo

Acre

No país, 2º maior valor do Auxílio Brasil está no Jordão

Publicado

em

As famílias de Jordão, no Acre, recebem o 2º maior valor do país do Auxílio Brasil, R$487,17. Apenas outro município -Campinapolis – localizado no Mato Grosso, contempla média superior: R$ 513,62.

O Auxílio médio do Acre (R$432,48) é 6,1% maior que a média brasileira (R$407,54).

Ao menos 106.651 famílias acreanas estão recebendo o seguro social nesta 3ª semana de janeiro. São R$ 46.124.790,00 injetados na economia do Acre neste princípio de ano com o pagamento simultâneo do Auxílio Emergencial e Benefício Extraordinário, que contempla dinheiro para ajudar a comprar o gás de cozinha.

Para saber em que dia o benefício fica disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente.

As três milhões de novas famílias incluídas já começaram a receber notificações desde a última semana. Ao entrar no programa, elas recebem, via Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas da CAIXA: a primeira é um informativo com orientações gerais, enquanto a segunda traz o Cartão Auxílio Brasil.

O cartão é gerado automaticamente em nome do responsável familiar. Com ele, é possível sacar o valor integral do benefício ou fazer saques parciais. Além disso, o beneficiário pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem, com opções de pagar contas, fazer transferências, conferir extrato e outros serviços.

As parcelas mensais do Auxílio Brasil ficam disponíveis para saque por 120 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Auxílio Brasil” com o valor do benefício.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!