Categories: Cotidiano Notícias

Pilotos da Gol desligam motor de 737 MAX em voo e desviam avião a Porto Velho

Por
web

Um incidente envolvendo um Boeing 737 MAX-8 foi nesta semana ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), após a aeronave sofrer uma pane em um dos motores durante voo.


A ocorrência aconteceu com a aeronave registrada sob a matrícula PR-XMC, operada pela Gol Linhas Aéreas, quando fazia um voo regular de passageiros entre a cidade de Brasília, no Distrito Federal, e de Rio Branco, no Acre.


Segundo consta no banco de dados do CENIPA, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Brasília às 20h56 (horário local) de ontem, dia 16 de agosto, com 6 tripulantes e 133 passageiros a bordo.


Durante o voo de cruzeiro, a 36.000 pés segundo dados de rastreamento da plataforma RadarBox, o 737 MAX apresentou uma indicação de ‘ENGINE OIL FILTER BYPASS’ do motor #1, indicando que o óleo deste motor estava desviando do filtro de óleo pelo canal de bypass.


Esse canal de desvio atua como se fosse uma válvula de escape, ou seja, quando há um problema com o filtro, como um entupimento, por exemplo, o canal garante que o óleo continue fluindo pelo motor, mesmo que sem ser filtrado, para evitar que os componentes internos sejam danificados por uma falta de lubrificação e/ou superaquecimento.


Com a indicação, os pilotos reduziram o motor para marcha lenta e iniciaram a consulta nos manuais e checklist referentes ao problema. No entanto, segundo o CENIPA, sem sucesso nas tratativas do problema em voo, o próprio checklist levou os pilotos a realizarem o ‘ENGINE IN-FLIGHT SHUTDOWN’, ou seja, o desligamento proposital do motor #1 para preservação do mesmo.


Após o desligamento do motor, a tripulação decidiu alternar para o Aeroporto Internacional de Porto Velho, declarando “PAN-PAN” – mensagem na frequência de rádio que indica uma situação de urgência, ou seja, que não representava risco iminente às pessoas ou à aeronave, mas necessitava de atenção especial até a conclusão do voo.


Dados registrados pela plataforma RadarBox mostram a aeronave cumprindo o voo de número G3-1714, até o momento em que ela alterna em direção a Porto Velho, em Rondônia, que estava um pouco mais próxima do que Rio Branco.


Share
Por
web

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Campeonato da Mentira tem história de arraia como vencedora no Acre

Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom inaugura pista de gelo na Praça da Revolução: “Sensação espetacular”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…

22/12/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Cantata de Natal reúne multidão na Catedral da Igreja Batista do Bosque

A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…

22/12/2024
  • Famosos

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga em maio

A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…

22/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024