Menu

Começa testagem em massa no Brasil; exames são 94,9% negativos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Visitantes da Feira dos Importados, em Brasília, foram abordados neste sábado (14) por equipes do Ministério da Saúde e do governo do Distrito Federal que realizavam um projeto-piloto de testagem da população. Ao todo, 217 voluntários aceitaram fazer testes rápidos de antígeno para avaliar se estavam contaminados com o novo coronavírus: 94,9% dos voluntários testaram negativo.


Outros 5,1% apresentaram resultado positivo para a doença e foram encaminhados para o isolamento em casa. A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, em apoio ao Ministério da Saúde, disponibilizou dois médicos para emitir atestados aos voluntários que testaram positivo.

Publicidade

Esse é o resultado preliminar do projeto-piloto. A totalidade das informações e avaliações coletadas serão divulgadas na próxima semana pela Secretaria Extraordinária de Atenção à Covid-19. Isso porque o projeto-piloto não consiste apenas na testagem dos voluntários, mas também na análise das informações contidas nos formulários preenchidos pelas pessoas que participaram da iniciativa.


O evento teve como objetivo avaliar os requisitos operacionais necessários para realização de uma estratégia nacional de triagem de casos de Covid-19.


Além disso, estratégias de testagem da população assintomática servem de base para orientar a implementação de medidas de controle da circulação do vírus. As informações obtidas por meio da análise dos dados coletados poderão subsidiar os gestores no planejamento de abordagens semelhantes e na adoção de medidas adicionais para conter a doença.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido