O médico infectologista Thor Dantas, referência no combate à Covid-19 no Acre, usou as redes sociais nesta sexta-feira, 13, para defender a aplicação de uma 3ª dose de vacina em idosos, profissionais de saúde e grupo prioritários, que tem resposta imunológica menor a vacina.
No Twitter, Thor ressaltou que do ponto de vista científico, faz todo sentido considerar já para este ano a 3ª dose em idosos, portadores de imunodeficiências e talvez profissionais de saúde vacinados há mais de um ano.
“Portadores de imunodeficiência, assim como idosos (portadores de imunossenescência natural), respondem menos à vacinas como regra geral. Todas as vacinas têm menor eficácia nessas populações. Essas são também, ao mesmo tempo, populações de maior risco para gravidade por COVID”, ressaltou.
Segundo ele, o surgimento das variantes mostra que o país viverá ainda com o do vírus por algum tempo e talvez tenha que passar por ciclos regulares de vacinação para manter a imunidade “atualizada”, vide o caso da gripe.
“Nesse sentido, manter o sistema imune “atualizado” e o “mais vigilante possível” contra as variantes de covid, tem estudos mostrando que combinações de diferentes vacinas podem ser estratégias eficazes para promover respostas imunes melhores. Pelo mesmo raciocínio, profissionais de saúde na linha de frente, que se vacinaram lá no início, com as primeiras vacinas, e estando altamente expostos ao contágio, deveriam estar com seu sistema imune no melhor, para encarar a próxima onda das variantes que se anuncia”, argumentou.
3a dose de vacina contra covid.
O tema é polêmico.
Mas apenas porque estamos atrás demais em cobertura vacinal, no Brasil e no mundo.
Segue um fio 🧶👇🏻
— Thor Dantas (@thor_dantas) August 13, 2021