Menu

Com a inércia de Bocalom, vereadores querem abertura da CPI do transporte coletivo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O assunto principal da sessão desta quinta-feira, 12, da Câmara de Vereadores de Rio Branco, foi o sistema de transporte coletivo da capital. Com frotas reduzidas e linhas desativadas, os parlamentares afirmaram que a população vem sofrendo com a atual situação dos coletivos e que os trabalhadores do sistema estão em uma situação caótica com a falta de pagamento dos seus salários.


Com a inércia do prefeito, Tião Bocalom (Progressistas), em apresentar a caixa-preta do transporte coletivo, a vereadora Michelle Melo (PDT) sinalizou que apresentará nos próximos dias um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte coletivo. O pedido da parlamentar ganhou coro dos colegas Emerson Jarude, Fábio Araújo, Adailton Cruz, Samir Bestene, Raimundo Neném, que estavam presentes na sessão.

Publicidade

“O prefeito Tião Bocalom afirmou categoricamente que iria abrir a caixa-preta do transporte público, mas até hoje, em oito meses, não vimos absolutamente nada. Há fortes indícios de crimes sendo realizados contra os trabalhadores do transporte e que essa Câmara tem por obrigação investigar. Além das denúncias, temos um transporte deficitário, de péssima qualidade, salários atrasados e uma tarifa de valor exorbitante”, salientou Michelle Melo.


Líder informal do prefeito Tião Bocalom, o vereador Samir Bestene (Progressistas) cobrou do Executivo Municipal o envio do Projeto de Lei (PL) que prevê um repasse cerca de R$ 2 milhões ao Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindcol), na tentativa de garantir o pagamento dos salários atrasados e, em contrapartida, a redução da tarifa de ônibus em R$ 0,50 centavos.


Ao falar da CPI, Samir argumentou que esse momento é o tempo perfeito para abertura e destacou que a gestão do prefeito Tião Bocalom (Progressistas) não tem nada a temer.


“Essa CPI tem a minha assinatura. Essa gestão não tem rabo preso com essas empresas de transporte coletivo. Aqui não é puxadinho da prefeitura. O povo nos elegeu para fazer uma mudança na legislatura”, afirmou.


O vereador Emerson Jarude (MDB) comemorou a intenção da vereadora Michelle Melo de apresentar uma CPI dos transportes coletivos, mas pediu que a parlamentar apresente duas CPI: a dos LEDs e a do sistema de transporte coletivo.


“Em 2017, buscamos uma CPI dessa casa que foi manobrada pela base do ex-prefeito Marcus Alexandre. De fato, as ilicitudes estão desde a gestão do ex-prefeito e fico feliz pela iniciativa da vereadora Michelle de abrir a CPI dos transportes coletivos, mas sugiro abertura de duas CPI a dos transportes e do LED que virou até operação da Polícia Civil”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido