Categories: Acre Notícias Política

Governo sinaliza que PL do Igesac pode ser retirado de pauta

Por
Marcos Venicios

Protocolado na semana passada na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que trata da extinção do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac), antigo Pró-Saúde, e cria o quadro de pessoal em extinção na Secretaria Estadual de Saúde para o aproveitamento dos servidores foi o principal tema de debate na Sala de Comissões nesta quarta-feira, 11. A reunião foi presidida pelo deputado Chico Viga (Podemos), que comandou o encontro das comissões conjuntas de Constituição Justiça, Orçamento e Finança e Serviço Público.


A oposição, liderada pelos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jenilson Leite (PSB) expuseram que a proposta para ser debatida nas comissões precisaria da presença de representantes da Procuradoria-Geral do Estado, gestores da Secretaria de Saúde e Sindicatos, para que os efeitos da proposta do executivo sejam expostos a todos.


Por outro lado, o líder do governo na Aleac, deputado Pedro Longo (PV), sinalizou que o governo está aberto ao diálogo e até mesmo a retirar o proposta de pauta e seguir com a demanda de que o Instituto assuma a gestão de Unidades de Saúde com o intuito de salvar os empregos de mais de 900 servidores, apesar dos olhares dos órgãos de fiscalização como o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). No meio político e jurídico, a proposta é tida como inconstitucional e deverá gerar uma série de ações judiciais. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde se coloca contra a ideia de que o Igesac assuma a gestão das Unidades de Saúde, classificando o ato como terceirização da Saúde. Por outro lado, o sindicato dos trabalhadores do Igesac defendem a aprovação do PL apresentando pelo governo.



O projeto é tão complexo e seus efeitos jurídicos e políticos são tão incertos que durante a reunião houve dificuldade para escolha do deputado relator da proposta. Num primeiro momento, o deputado Gerlen Diniz (PP), foi escolhido para relatar a proposta, mas o ex-líder do governo se negou e passou a missão para o atual líder, Pedro Longo, que alegou que na quinta-feira, 12, cumprirá agenda pelo interior do Estado e que retornaria somente na semana que vem, o que poderia comprometer os trabalhos. Mesmo a contragosto, Gerlen acabou assumindo a missão, o que acabou virando piada para Edvaldo Magalhães que afirmou que “ninguém do governo quer essa criança”.


A expectativa é que o PL volte a pauta da comissão somente na próxima terça-feira, 17, caso o governo não chegue a retirar a proposta antes, já que não existe, segundo informes apurados pelo ac24horas, a intenção de levar os procuradores do Estado para debater o tema na Casa já que nos bastidores a PGE vem se colocando contra a proposta.


Após a reunião das Comissões, o deputado Jenilson Leite afirmou no plenário da Aleac que não existe garantias que a extinção do Igesac vá garantir os empregos dos trabalhadores da Saúde. Já Magalhães entende que existe incertezas em torno do caso e que as demissões poderiam ocorrer após as eleições do ano que vem. O parlamentar comunista defende uma audiência com urgência com todos os envolvidos.


Share
Por
Marcos Venicios

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024