Menu

Governo realiza cerimônia de entrega da reconstrução da subestação da ETA II

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com


Na tarde desta segunda-feira, 9, o governo do Acre entregou a subestação trifásica, que atende as instalações de captação de água bruta da estação de tratamento de água – ETA II, localizado na Via Verde, na capital.

Publicidade

A obra foi executada por meio de uma força tarefa da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), cujo objetivo era eliminar riscos de desabastecimento e manter o funcionamento da ETA II, na Via Verde, em Rio Branco.


Com investimento de R$ 3.194.933,12 (três milhões, cento e noventa e quatro mil, novecentos trinta e três reais, doze centavos), o projeto contempla a construção de nova subestação com novos transformadores e quadros de comando, que permitiu garantir à unidade uma estrutura adequada, facilidade operacional e otimização do espaço. A obra vai beneficiar diretamente 250 mil pessoas, cerca de 70% da população da capital.


O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador N. Lima (Progressistas) fez questão de enaltecer a obra realizada pelo governo, que será entregue à prefeitura de Rio Branco. O parlamentar destacou que chegou a duvidar da realização da obra. “Ele entregou uma obra com toda a estrutura necessária. Todo mundo quer água, quero dizer que estaremos atentos. O pessoal da Seis de Agosto é carente de água. E toda a população, boa parte não paga água e vamos observar como ficará a situação. Um caminhão de água custa R$ 50 reais no bairro Caladinho, com um sistema funcionando o povo não vai reclamar no pagamento da água”, explicou.


Iminente ao risco de desabamento, foi construída uma nova estrutura para abrigar a subestação. A empresa de fornecimento de energia foi ao local para fazer a ligação da energia e deixou a nova subestação pronta para entrar em funcionamento. Com capacidade para captar e tratar mil litros de água por segundo, a ETA II abastecerá todos os bairros da regional Calafate, parte da Sobral, Segundo Distrito de Rio Branco, e toda parte alta da cidade.


O governador Gladson Cameli agradeceu o empenho dos profissionais e a dedicação da diretora, Waleska Bezerra. Segundo o governador, esta era uma das obras inacabadas da gestão anterior. “Há três meses soubemos que isso ia desabar e hoje estamos entregando a obra para melhorar o abastecimento de água”, declarou.


Já a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, contou que a obra é uma estabilidade para a população da capital, haja vista o risco que correu de desabamento. “O governo deu as mãos para uma obra conjunta. O problema já está resolvido e vai trazer segurança à sociedade”, explicou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido