Categories: Destaque 6 Notícias Política

Fumaça que atinge o Acre é proveniente tanto do estado quanto de países vizinhos

Published by
Raimari Cardoso

Pelas imagens de satélite e pelos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a fumaça que pode ser vista no céu acreano é proveniente tanto de queimadas ocorridas aqui mesmo no estado quanto em outros estados brasileiros e países vizinhos.


A Bolívia, por exemplo, teve um aumento de 23% na quantidade de focos de queimadas entre 1º de janeiro e 8 de agosto com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados disponibilizados pelo programa Queimadas, do INPE.


Estados vizinhos, como Rondônia, também podem estar contribuindo para a presença de fumaça no Acre. Lá, o aumento de queimadas com relação ao ano passado é de 51%. São 2.102 focos registrados neste ano contra 1.389 do ano passado. Porto Velho é o município do Brasil com mais focos de queimadas até o momento.


Nesta segunda-feira, 9, o nível de fumaça que pode ser percebido na região de Rio Branco, capital do Acre, é menor que o observado durante o último fim de semana, mas ainda é possível sentir o índice anormal de poluição do ar.


Nesta segunda-feira, 9, por volta das 14h25, Rio Branco registrou uma máxima concentração de material particulado de 157 (US EPA PM2.5 AQI), que representa efeitos mais graves na saúde de quem se expor a essas condições por 24 horas. Grupos sensíveis podem experimentar efeitos mais graves com esse nível de poluição.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

As leituras são feitas por sensores de monitoramento da qualidade instalados na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na sede do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), no Centro de Rio Branco. O sistema faz parte de uma parceria das duas instituições com órgãos de saúde e do meio ambiente.


Neste ano, o Acre teve 1.226 focos de queimadas, entre 1º de janeiro e 8 de agosto, contra 991 focos no mesmo período do ano passado. A diferença para mais é de 23%. Apenas nos primeiros oito dias de agosto, o estado registrou 698 focos de queimadas. Nas últimas foram 169 focos detectados no estado.


Os municípios acreanos com os maiores registros em agosto são Feijó e Tarauacá, com 189 e 138 focos de queimadas, respectivamente. Feijó, inclusive, segue entre os 10 municípios brasileiros em número de ocorrências no decorrer deste mês.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Assassinato do ex-governador Edmundo Pinto em São Paulo completa 32 anos nesta sexta

Nesta sexta-feira, 17, marca-se o 32º ano do assassinato do ex-governador Edmundo Pinto. O político,…

17/05/2024

Petecão garante mais R$ 300 mil para implantar energia solar na Fazenda Esperança

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, nesta sexta-feira (17), o empenho de verba no valor…

17/05/2024

Cantora acreana lança show no Teatro de Arena do Sesc

O Teatro de Arena do Sesc será palco para o show "Ancestralidade", de Kelen Mendes,…

17/05/2024

Após alta, filho de Zé Vaqueiro tem parada cardíaca e volta para UTI

O pequeno Arthur, filho caçula de Zé Vaqueiro e Ingra Soares, precisou voltar para a…

17/05/2024

Juruá: Máquina de ressonância começa a ser instalada e pacientes não precisarão de TFD

Um marco para a saúde do Juruá. Assim é considerada o equipamento de ressonância que…

17/05/2024

Ana Hickmann se manifesta após boatos de que estaria grávida de Edu Guedes

Na manhã desta sexta-feira, 17, a apresentadora Ana Hickmann, 43, usou as redes sociais para…

17/05/2024