Menu

Jéssica Sales é contra PEC do voto impresso e Mailza se mostra a favor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada federal Jéssica Sales (MDB) e a senadora Mailza Gomes (Progressistas) se manifestaram sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 135/19), também conhecida como PEC do Voto Impresso. A proposta foi derrotada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, mas poderá ser colocada em pauta no plenário pelo presidente, Arthur Lira (Progressistas).


Com a manifestação das parlamentares, o placar da bancada acreana, apontam 6 votos favoráveis contra 4. O único indeciso é o senador Sérgio Petecão (PSD). Favoráveis: Alan Rick (DEM), Mailza Gomes (Progressistas), Vanda Milani (Solidariedade), Jesus Sérgio (PDT), Márcio Bittar (MDB) e Mara Rocha (PSDB). Contra a PEC: os deputados Flaviano Melo (MDB), Perpétua Almeida (PCdoB), Leo de Brito (PT) e Jéssica Sales (MDB).

Publicidade

Ao ac24horas, a deputada Jéssica Sales se mostrou contra a PEC e afirmou que confia e acredita na inviolabilidade das urnas eletrônicas. A deputada destacou as urnas eletrônicas são seguras, propiciam agilidade na apuração, a transparência é democrática, a auditoria é feita com precisão e, principalmente, é o sistema que garante maior certeza da Democracia.


“Estou ciente de que ataques hackers acontecem diariamente, em vários sistemas brasileiros, como, por exemplo, os utilizados pelo Judiciário, e em outras plataformas mundiais. Não existe sistema 100% seguro para a apuração eleitoral, seja ela eletrônica ou manual. Porém, acredito mais na tecnologia do que na falha humana, e sei que a modernização afasta a manipulação eleitoral. Não podemos admitir a interferência nas escolhas políticas do eleitorado. As urnas eletrônicas são seguras, propiciam agilidade na apuração, a transparência é democrática, a auditoria é feita com precisão e, principalmente, é o sistema que garante maior certeza da Democracia. Não bastante, a impressão de votos já foi testada e o resultado foi óbvio: muitos recursos investidos e desperdiçados em troca de pouca eficiência, demora na apuração dos resultados e total insegurança jurídica. Sou contra, sim, ao retrocesso, às ameaças à Democracia, às práticas autoritárias e ao desrespeito aos direitos já conquistados. Disse, e reafirmo: meu compromisso é com o povo, independentemente de bandeiras partidárias”, explicou.


A senadora Mailza Gomes (Progressistas) se mostrou favorável à PEC, mas destacou a sua confiança nas urnas eletrônicas. “Confio na justiça eleitoral e todo seu processo democrático, mas sou a favor do voto auditável. Os candidatos têm direito de conferir seus votos, caso achem necessário”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido