Menu

Terremoto de magnitude 6,1 atinge a costa norte do Peru e deixa feridos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a costa norte do Peru nesta sexta-feira (30), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ao menos 41 pessoas ficaram feridas na região de Piura, três delas com gravidade, segundo a agência de notícias EFE, que cita autoridades locais.


O presidente peruano Pedro Castillo, que participava de um desfile em celebração à independência peruana, na capital Lima, deixou o evento e partiu em direção ao local. Ele desembarcou em Piura na tarde desta sexta (já noite no Brasil) e se encontrou com autoridades locais ainda no aeroporto.

Publicidade

Em Piura, prédios no Centro Histórico foram afetados e centros comerciais suspenderam o funcionamento. Na cidade de Sullana, capital da província de mesmo nome, o muro de uma escola desabou e houve falta de energia em um hospital onde estão internados pacientes com Covid.


O tremor foi registrado às 12h10 locais (14h10 em Brasília), com epicentro 12 quilômetros a oeste da cidade de Sullana, na região de Piura (norte), na fronteira com o Equador, a 36 km de profundidade, segundo o Instituto Geofísico.


O sismo assustou os moradores das cidades de Sullana e Tumbes, e muitos deles foram às ruas por precaução, de acordo com a agência France Presse.


A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru descartou que o terremoto provoque um tsunami.
“As autoridades competentes estão avaliando [se há] danos nas áreas mais vulneráveis”, informou a Defesa Civil em um comunicado.


A agência estatal Andina reportou que houve desabamento parcial na fachada da catedral da cidade de Piura.


O Peru é atingido anualmente por pelo menos uma centena de tremores perceptíveis para a população, pois está situado no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de ampla atividade sísmica que se estende ao longo da costa oeste do continente americano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido