Conecte-se agora

Galvez conquista a primeira vitória no campeonato estadual em cima do Plácido

Publicado

em

O Galvez mostrou na tarde desta quarta-feira, 28, porque é  o atual campeão  acreano de futebol. O Imperador não deixou para menos e venceu a primeira no Campeonato Acreano em cima do Plácido de Castro.

Logo aos 3 minutos de jogo, Matheus Nego aproveitou a falha da zaga e fez o primeiro do Galvez. No início da segunda etapa, João Marcos fez o segundo de cabeça. O atacante Alesson fez outros dois para o Imperador. Ruan descontou para o Tigre do Abunã.

Com a vitória,  o Galvez soma quatro pontos do campeonato.  Plácido de Castro continua sem vencer na competição e acumula duas derrotas e um empate.

O campeonato segue nesta quinta-feira,  29, com a partida entre Vasco e Atlético no estádio Florestal. O ac24horas transmite a partida ao vivo a partir das 15h20.

Cotidiano

Passaporte: como obter certificado que comprova imunização contra Covid

Publicado

em

Quem já completou o esquema vacinal contra a Covid-19 (duas doses ou dose única, no caso da Janssen) já pode emitir o chamado “passaporte” ou certificado de vacinação no Conecte SUS, o aplicativo oficial do Ministério da Saúde. A comprovação já passou a ser cobrada, por exemplo, em espaços públicos na cidade do Rio de Janeiro e em alguns estabelecimentos de São Paulo.
Por todo o país, há municípios que passaram a exigir o documento para determinados locais ou tipos de evento. Há casos em que pode ser apresentada a própria caderneta de vacina ou um papel timbrado da secretaria municipal de saúde, como no Rio, mas o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS pode servir para qualquer circunstância, e tem opções em português, espanhol e inglês.

O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais, para onde já é permitida a entrada de brasileiros.
O g1 montou um guia sobre como obter o chamado “passaporte da vacina” pelo aplicativo do SUS.

No caso do Android, uma atualização do app está disponível para ser baixada na Play Store. Além do certificado, o Conecte SUS permite que cada cidadão veja em detalhes os dados da vacinação contra a Covid-19, incluindo lote do imunizante, e informações sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continuar lendo

Cotidiano

Governo do Acre lança edital para construção da segunda ponte sobre o Rio Iaco

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), publica nesta sexta-feira, 24, o Aviso de Licitação para a construção da segunda ponte sobre o Rio Iaco, em Sena Madureira. Orçada em R$ 36 milhões, a ponte de concreto terá 232 metros de extensão, com rampas de acesso de 352 metros e ligará o Primeiro ao Segundo Distrito do município.

A obra vai proporcionar melhores condições de acesso para os moradores da cidade e será construída na margem esquerda, no centro da cidade, no encontro da Rua Antônio Nicácio Teixeira com a Monsenhor Távora, dando acesso ao Segundo Distrito, ao Ramal Mário Lobão e à BR-364.

O edital do processo licitatório será publicado no Diário Oficial no dia 24 de novembro e a previsão é de que a obra seja iniciada em breve. De acordo com o presidente do Deracre, Petronio Antunes, há anos a população sonha com essa ponte: “Estamos fazendo o possível para agilizar o trabalho, demos início aos trâmites burocráticos e logo iniciaremos”.

O governo do Estado tem trabalhado na garantia da trafegabilidade dos acreanos. “A sonhada ponte do Segundo Distrito é também o sonho do governador Gladson Cameli, de tirar as pessoas do isolamento”, enfatizou Antunes.

Continuar lendo

Cotidiano

Cineasta e ex-presidente da FGB lança curso audiovisual gratuito de cinema

Publicado

em

A produtora acreana Saci Filmes realizará o curso de audiovisual “Inventar com a Diferença”, de 25.09 a 16.10, ministrado pelo cineasta Sérgio de Carvalho.

Por meio das aulas práticas e expositivas, o curso é voltado para multiplicadores: ativistas, produtores e agentes culturais, realizadores audiovisuais, cineclubistas, professores, participantes de grupos culturais e/ou sociais, coordenadores de projetos, entre outros e oferecerá ferramentas para educadores/formadores (com ou sem experiência com técnicas ou com a linguagem audiovisual) trabalharem com seus alunos, em seus projetos, centros culturais e grupos, temas relativos à arte-educação, história e linguagem do cinema, além de abordar, por meio de exercícios práticos, questões relativas aos direitos humanos, meio ambiente e cidadania.

A metodologia de ensino foi desenvolvida pelo laboratório de Cinema da Universidade Federal Fluminense, o Kuma e aplicada em centenas de escolas, grupos e organizações em toda América Latina, sendo referência em cinema e educação.

Sérgio de Carvalho coordenou na região Norte a primeira edição do Inventar com a Diferença que aconteceu em todo o Brasil, em 2014. Atualmente, é diretor na Saci Filmes, que entre suas obras, destacam-se os documentários Empate e Sabá, além das séries “O Olhar que vem de Dentro” e “Nokun Txai”, ambas podem ser conferidas no streaming Amazon Prime. O curso será realizado na sede da Saci Filmes: Rua Hechen Farhat, 35- Vila Ivonete.

O Curso foi aprovado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour.

Para realizar a inscrição é preciso mandar um e-mail para: [email protected], contendo nome completo, idade, contato, mini biografia e a motivação para participar do curso.

Para mais informações ligue: 68 99208-0820.

Continuar lendo

Cotidiano

Com retorno das atividades presenciais, Sesc abre vagas para curso de violão e guitarra

Publicado

em

Seguindo o plano de biossegurança, no mês de setembro, o Sesc retoma as atividades presenciais, com curso de violão e guitarra para iniciantes e aperfeiçoamento na unidade do Centro. As inscrições estão abertas nas centrais de atendimento do Sesc.

O instrutor de violão e guitarra do Sesc, Heber Coulman, explica que, com o plano, a lotação das salas é menor, uma vez que os alunos seguem um esquema de revezamento, entre atividades presenciais e a distância. As salas passam por constantes assepsias, foram feitas marcações para assegurar o distanciamento e o uso de máscaras é sistemático.

“O retorno das atividades presenciais animou nossos alunos. O formato é híbrido, eles fazem atividades na unidade e levam, também, tarefas para casa. Nos adequamos ao plano estadual e contamos com o comprometimento dos pais para que possamos cumprir o protocolo e trabalhar com segurança para os alunos e professores”, diz.

O Sesc vê na música as diversidades culturais brasileiras. Promove shows, concertos, concursos de canções, aulas de músicas, seminários, entre muitos outros eventos para levar ao público diferentes ritmos e instrumentos que traduzem um universo rico e genuíno. A entidade se mobiliza para promover a música como formação educacional e resgata a memória de diversas regiões do país por intermédio dos seus projetos.

O curso possui instrutores qualificados com aulas o ano inteiro, buscando a necessidade musical de cada aluno dentro dos conceitos: música para a formação humana; música brasileira; criatividade; integração social; tocar para as saúdes social, emocional, motora e cognitiva. Inscrições nas centrais de atendimento do Sesc.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (68) 3302-1050 ou 3302-1066

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas