Menu

Queimadas no Acre em 2021 já estão 12% acima do acumulado no mesmo período do ano passado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O estado do Acre acumula 205 focos de queimadas em 2021, de 1º de janeiro a 15 de julho, 12% a mais do que os 183 registrados no ano passado no mesmo período.

Os dados são do satélite de referência AQUA Tarde, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e estão disponibilizados no programa Queimadas.

Anúncio

Mais da metade do total dos focos de queimadas deste ano (110) foram registrados em julho e o município de Brasiléia se destaca com 13,2% do acumulado no ano (27).

Considerado apenas o mês de julho, o município da fronteira também aparece em primeiro lugar, mas dividindo a posição com Feijó, com 16 focos cada um.

Em maio passado, o Ibama publicou a portaria 1.070 autorizando o programa Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar brigadas federais para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

No Acre, foi autorizada a formação de brigadas federais em Brasiléia e Sena Madureira.

Além das brigadas, a portaria autoriza o Prevfogo a contratar supervisores estaduais de brigadas para apoio às coordenações estaduais, sendo um no estado do Acre.

A medida levou em conta a portaria nº 78, de 3 de março de 2021, do Ministério do Meio Ambiente, publicada em 05 de março de 2021, que declarou em estado de emergência ambiental no Acre e em outros estados.

Os demais foram: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.