Categories: Cotidiano Notícias

Profissionais da Maternidade denunciam a falta de enfermeiros obstetras na unidade

Published by
Leônidas Badaró

Trabalhadores da Maternidade Bárbara Heliodora, durante reunião com na última quarta-feira, 14, com representantes do Sindicato da Saúde denunciaram que existe um grande déficit de enfermeiros obstetras na unidade. A denúncia aponta ainda que os profissionais que existem não recebem nenhum tipo de reconhecimento financeiro pelo exercício, mas para exercer a função é obrigatório e inclusive exigido pelo Ministério da Saúde a especialização na área, outorgando o título de Especialista em Enfermagem Obstétrica.


Segundo a enfermeira obstetra, Zilomar Paiva, o setor possui uma grande rotatividade, realizam em média 14 partos ao dia, e são apenas dois enfermeiros obstetras em cada turno (manhã, tarde e noite) para atender toda essa demanda. E como consequência desse déficit, alguns servidores chegam a tirar plantões de até 36 horas na sala de parto, o que leva à exaustão desses profissionais.


O vice-presidente do Sintesac, Jean Lúnier afirmou que os sindicatos estão negociando com o governo para que esta função seja inserida no Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da saúde.


Sobre o profissional

Um enfermeiro obstetra tem a formação completa necessária para atender a gestante de baixo risco ou risco habitual. O profissional que se especializa nessa área aprende a analisar e identificar situações que podem interferir na vida da mãe e da criança.


Este profissional tem a função de examinar a gestante, verificar as contrações e demais alterações do organismo da mulher durante o parto. O profissional presta assistência à equipe médica, podendo participar dos partos de forma ativa. Durante o pós-parto, o enfermeiro é responsável por auxiliar a mãe nos cuidados que devem ser tomados para que seu corpo volte às condições normais. Além de orientar a mulher nos cuidados com o recém-nascido.


O ac24horas procurou a direção da Maternidade Bárbara Heliodora que afirmou que não há falta de profissionais enfermeiros obstetras na escala do Centro de Parto Normal da unidade de saúde, uma vez que além do cumprimento da carga horária de cada profissional, também ocorre os plantões extras, seja no período da manhã, tarde ou noite, ou seja, a escala é completa, assim atendendo a população de forma eficaz.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Sucuri de 4 metros é vista com ferimentos em Cruzeiro do Sul

A cena é comum nos municípios do Vale do Jurua: cobras gigantes são vistas na…

15/06/2024

Junina Pega-Pega estreia neste sábado em arraial na Praça da Revolução

Com o tema "São João de Todos os Tempos", a Junina Pega-Pega realizará sua estreia…

15/06/2024

Espanha vence Croácia na Eurocopa em jogo marcado por recorde e gol anulado

A Espanha venceu a Croácia por 3 a 0, neste sábado (15), no estádio Olímpico,…

15/06/2024

Alan Rick repudia indução ao aborto e pede expulsão de Lola do União Brasil

O presidente estadual do União Brasil, senador Alan Rick, determinou à executiva municipal da sigla…

15/06/2024

Festival Indústria Acreana valoriza produtos locais na Capital

Valorizar os produtos fabricados no estado. Esse é o principal objetivo do Festival Indústria Acreana,…

15/06/2024

Motorista atira em carro com casal e crianças durante briga de trânsito

Um motorista foi filmado atirando na direção dos ocupantes de um carro durante uma briga…

15/06/2024