Menu

MDB, o gigante que encolheu 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A FRASE ACIMA poderá ser aplicada ao MDB, um gigante da política acreana, que pode emagrecer e encolher para a disputa eleitoral de 2022. O senador Márcio Bittar (MDB) já pavimenta o caminho de saída, porque sabe que não contará com o apoio do partido para a candidatura ao Senado da Márcia Bittar (sem partido).


 O deputado Roberto Duarte (MDB), descontente pelo desembarque da sigla no governo do Gladson, e com sua tese de candidatura própria ao Governo derrotada, já anunciou que deixará o MDB. Duarte foi o deputado estadual mais votado na capital. 


O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim; um forte candidato a deputado federal, vai se filiar ao PSD, por não aceitar a aliança com o governador Gladson. Sua mulher, Meire Serafim (MDB), a deputada estadual mais votada do estado, também não ficará no MDB. A ex-deputada Eliane Sinhasique foi outra que tomou novo rumo. 


A luz no fim do túnel no MDB será fraquinha em 2022. Sem seus dois deputados mais votados, sem o único senador, e sem o prefeito do terceiro colégio eleitoral, seus dirigentes terão dificuldade para montar chapas para a ALEAC e para a Câmara Federal. O céu no “Glorioso do Dr. Ulysses Guimarães” não é azul de brigadeiro. Mas, está sujeito a chuvas, trovoadas e raios.


E VIRAR NO TRINTA


O PRESIDENTE do MDB, deputado federal Flaviano Melo, é o mais prejudicado nesta equação, pois ficará como o único nome de votos para a chapa à Câmara Federal. 


NÃO VAI ABRIR


CONVERSEI ontem com uma pessoa bem próxima da senadora Mailza Gomes (PP), que me disse não estar no seu radar, dela abrir mão de disputar um novo mandato. 


DERROTA DOS NEGACIONISTAS


O BOM senso foi usado pelo Gladson ao dizer que, a EXPOACRE só acontecerá este ano com 100% da vacinação na capital. Derrota da ala negacionista do governo. Não se pode minimizar a pandemia do Covid.


PAUTA NACIONAL


VIROU pauta de discussão nacional a PEC da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que proíbe militar na ativa de ocupar cargo no governo federal, para evitar a politização. A tendência é pela aprovação da matéria.


NOVO PRESIDENTE


O VEREADOR Samir Besten (PP) deverá ser o novo presidente do diretório municipal da sigla. Vai tomar posse na próxima semana. Bocalon continua vice-presidente.


EXEMPLO DE PLANEJAMENTO


75% da população de Cruzeiro do Sul já foi imunizada com a primeira dose de vacina contra o Covid-19. Fruto de um planejamento por parte da equipe da prefeitura.


MUITO CLARO


MAIS claro o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) não poderia ser, ao dizer que, se a deputada federal Jéssica Sales (MDB) não figurar na chapa do Gladson, como a sua  candidata ao Senado, ela poderá formar em outra chapa.


MAIOR AFINIDADE


EM SUA ENTREVISTA ao ac24horas, a deputada federal Jéssica Sales (MDB) chegou a declarar ter maior afinidade com o modo de fazer política do senador Sérgio Petecão (PSD), que também disputará o governo.


O IMÓVEL É PÚBLICO


NÃO PODE ser debitada a nenhuma perseguição a retirada de uma faixa no gabinete do vice-governador Major Rocha, justificando o fechamento por ter denunciado atos de corrupção, afinal, o imóvel é público.


TUDO MUITO ESTRANHO


ERA tudo muito estranho a referida faixa num imóvel do governo, denunciando corrupção no próprio governo.


DISTRITÃO NA PAUTA


A RELATORA da PEC que modifica a legislação eleitoral, deputada Renata Abreu (PODEMOS), colocou no texto para votação, o Distritão, sistema pelo qual os mais votados são eleitos. Terá dificuldade de aprovar em plenário. A votação está prevista para 4 de agosto.


VIDA COMPLICADA


A PROIBIÇÃO das coligações proporcionais foi mantida no texto a ser votado, o que complica a vida de partidos sem base eleitoral, para formar chapas próprias a deputados.


SÓ POR CONDENAÇÃO


BLOG tem informação que o prefeito Tião Bocalom somente afastará o secretário Frank Lima, no caso de uma condenação pela justiça por assédio sexual.


RECURSOS ESGOTADOS


O EX-DEPUTADO Josa da Farmácia (PODEMOS) não voltará para a ALEAC, todos os recursos judiciais para anular a sua condenação por perda de mandato, se esgotaram. Uma pena, era uma liderança crescente.


META DIFÍCIL


NÃO SERÁ tarefa fácil para o presidente do PODEMOS, Ney Amorim, de montar uma chapa de deputado federal para obter 40 mil votos. Não existem lideranças soltas.


CHAPA PARA FIGURAÇÃO


MONTAR uma chapa de candidatos a deputado federal na tora, qualquer partido monta, o complicado é encontrar pelo menos oito candidatos bons de votos para a chapa.


AVANÇOS NA GESTÃO


QUEM tem conseguido bons avanços na gestão da pasta é o secretário do Meio Ambiente, Israel Milani. O programa de regularização ambiental no Alto Acre, é um exemplo de uma das muitas das suas ações na secretaria.


FRASE MARCANTE


“Quem procura amigos sem defeitos acaba ficando sem nenhum”. (Ditado turco).


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.