Menu

Com janelas deterioradas, Palácio Rio Branco passará por revitalização

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Rede Social


A sede do governo do Estado, o Palácio Rio Branco, passará por uma revitalização nos próximos dias. A informação foi confirmada pela porta-voz do governo Gladson Cameli, Mirla Miranda.

Publicidade

Nesta terça-feira, 13, quem passava pelos arredores viu o início da montagem dos equipamentos como andaimes pelas equipes, que atuarão na revitalização. Segundo a Porta-Voz, a revitalização se faz necessária devido as janelas se encontrarem deterioradas, principalmente, as da parte de baixo, que são de madeiras.


Mirla destacou que o Palácio receberá mais uma cor de tinta devido ao desgaste dos últimos anos, mas ressaltou que a cor será Branco/Bege será preservada.


O Palácio foi projetado pelo arquiteto alemão, Alberto Massler e inspirado em edificações gregas do período neoclássico. São dois andares: o primeiro piso abriga um museu aberto à visitação pública, com diversas salas temáticas e outros espaços que contam a História do Acre, por meio de objetos históricos, fotografias, vídeos e depoimentos. Já o segundo andar, é reservado às atividades oficiais do governo acreano.


Entre 1999 e 2002, com seus sérios riscos e falta de manutenção, o Rio Branco foi fechado para uma ampla reforma. Após a revitalização, foi entregue à população e aberto à visitação de moradores e turistas. O tombamento, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Acre, veio em 2005. Três anos depois, em 2008, passou a ser, oficialmente, o Museu Palácio Rio Branco, que tem à sua frente o Obelisco dos Heróis da Revolução e a Fonte da Sagração.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido