Menu

Escolas municipais em Rio Branco têm apenas 39% das vagas de matrículas preenchidas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O retorno das aulas presenciais na rede pública no município de Rio Branco está previsto para o mês de outubro. Ocorre que um efeito da pandemia da Covid-19 tem preocupado a prefeitura. Até agora, é baixa a procura por matrículas nas escolas da rede municipal de ensino que oferta vagas para creches, ensino infantil e fundamental.


De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), haviam 24.514 alunos matriculados nas escolas do Município em 2020, no início da pandemia do coronavírus.

Publicidade

A Seme informou esta semana que o número de crianças matriculadas em 2021, até o dia 5 deste mês, era de 9.678, ou seja, um percentual de menos de 40% em relação ao número de matriculados no ano passado. A preocupação é que esse baixo número faça com que a capital acreana registre um alto índice de evasão escolar.


Diante disso, a prefeitura deve constituir uma força-tarefa nas escolas como forma de orientar os pais de alunos quanto à necessidade de matricular seus filhos. A intenção da prefeitura é atingir, pelo menos, o mesmo número de crianças matriculadas em 2020, quando iniciou a pandemia.


“A gente entende que a pandemia atrapalhou muito. No ano passado as matrículas foram feitas antes da pandemia, mas ela continuou em 2021, e muitas pessoas deixaram de matricular seus filhos. Isso não é bom. Precisamos fazer uma busca ativa para orientar as famílias que não deixem suas crianças fora das salas de aula”, enfatizou o prefeito Tião Bocalom, aproveitando para conclamar os pais de alunos a procurar a rede municipal de ensino para matricular seus filhos em idade escolar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido