Publicada nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União, a portaria 29, do Ministério da Agricultura, informa aos agentes financeiros, operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) os produtos que tem direito e o respectivo percentual dos bônus de desconto.
Esse desconto é concedido nas operações e parcelas de crédito rural que serão objeto de pagamento ou amortização pelos mutuários no período de 10 de julho de 2021 a 9 de agosto de 2021.
Para o Acre, o único produto atendido com o bônus do Pronaf é o açaí. Segundo a portaria, atualizada todos os meses, em junho o subsídio ao açaí acreano será de 7,20%. Ou seja: com o preço médio de R$1,16 por quilo, o produtor tem garantir de receber R$1,25/kg.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é um programa do Governo Federal criado em 1995, com o intuito de atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades mediante emprego direto de sua força de trabalho e de sua família.
Tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares.
Saiba quais produtos e Estados receberão o bônus do Pronaf, além do açaí do Acre: