Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre vai reaplicar doses de vacinas vencidas que foram aplicadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito do município de Xapuri, interior do Acre, declarou na manhã desta terça-feira, 6, em entrevista à Rede Amazônica, que após um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal, foi constado que 51 pessoas teriam recebido doses vencidas contra a Covid-19.


Segundo o prefeito Bira Vasconcelos (PT), que na última sexta-feira, 2, havia negado a informação de vencimento das doses da AstraZeneca/Fiocruz, a constatação das irregularidades só foi possível em meio uma auditoria, onde foi verificado que algumas doses de três lotes (CTMAV501, 4120Z025, 410Z004) do imunizante foram aplicadas fora do prazo.

Anúncios


Vasconcelos destacou que, a partir de agora, a gestão vai aguardar 28 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde, para reaplicação das doses. “Vai depender do dia de aplicação de cada pessoa, vamos levar 28 dias para reaplicar”, informou.


Em relação aos demais lotes, nenhum deles foi aplicado fora do prazo. “Informamos ainda que a aplicação do imunizante após a data de validade não acarreta risco à saúde, apenas a vacina pode perder a capacidade de eficiência na imunização”, explicou.


No Acre, sete cidades apareceram no levantamento dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp: Rio Branco, Xapuri, Senador Guiomard, Acrelândia, Epitaciolândia, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido