Menu

Xapuri vai monitorar pacientes que receberam vacinas vencidas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de o governo do estado afirmar, por meio da Rede de Frios, que não houve aplicação de vacinas vencidas no Acre, mas apenas “erros de sistema”, a Direção de Atenção Básica em Saúde de Xapuri admitiu que no município a falha ocorreu e informou que já identificou e está acompanhando as pessoas vacinadas e programando a aplicação de novas doses a esses pacientes.


A informação de que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 começou a repercutir em todo o país a partir da divulgação, pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira (2), de um trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp.

Publicidade

De acordo com o levantamento, no Acre foram aplicadas 63 doses de vacinas vencidas em sete cidades: Rio Branco, Xapuri, Senador Guiomard, Acrelândia, Epitaciolândia, Porto Walter e Cruzeiro do Sul, sendo que destas 51 foram em Xapuri.


Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) afirmou desconhecer que houvesse algum tipo de problema com a vacinação. Mais tarde, no entanto, o diretor de Atenção Básica em Saúde do município reconheceu que houve erro.


“Fizemos uma auditoria nas fichas e detectamos que realmente houve esse equívoco, uma falha que não deve atrapalhar o nosso processo. Nós vamos chamar essas pessoas, que já identificamos, para tomar a terceira dose 30 dias após para tomou a segunda e 45 dias após para quem tomou a primeira e vamos continuar monitorando”, explicou.


Na nota que divulgou a respeito do assunto, a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) ressaltou que os municípios são responsáveis pela administração das vacinas e estão buscando todas as fichas e reportando “erro de digitação” ao Ministério da Saúde.


O PNI disse ainda que se fosse confirmado algum caso de vacina ministrada vencida, caberia ao município o esclarecimento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido