Categories: Notícias Política Valterlucio B. Campelo

Bolsonaro vinga Brizola

Por
Valterlucio Campelo

No último dia 21 de junho, fez dezessete anos da morte de um dos mais importantes políticos brasileiros da sua época, o gaúcho Leonel de Moura Brizola, que foi governador do Rio Grande do Sul (1959 a 1963) e do Rio de Janeiro (1983 a 1987), foi também exilado político no regime militar e criador do PDT em seu retorno ao Brasil. AQUI, um link para informações resumidas de sua biografia. Não vi manifestações partidárias, nem notas, nem reportagens, nem referências. Parece que esqueceram o herdeiro de Getúlio Vargas.


A bem da verdade, não sou exatamente um admirador de Leonel Brizola. Nunca concordei com seu “socialismo moreno” que tentou até a morte implantar no Brasil. De suas ideias, louve-se, principalmente, sua justa determinação em favor da educação do povo brasileiro, que sempre defendeu com unhas e dentes. De resto, políticas equivocadas, um caudilhismo antiquado e, principalmente, a sua fraqueza no enfrentamento ao crime. Resumida na frase “No meu governo, polícia não sobe a favela”, sua gestão está, segundo especialistas, na raiz do problema da criminalidade no Rio de Janeiro. 


Leonel Brizola foi um homem de muitas lutas. Vitórias e derrotas enchem o seu currículo. Uma das principais foi contra a Rede Globo de Televisão e, mais precisamente, contra seu dono, Roberto Marinho, a quem acusava de ter feito fortuna ilegalmente e dado sustentação à ditadura (deu mesmo). Além disso, Brizola jamais esqueceu que a Globo tentou fraudar as eleições no Rio de Janeiro, no escândalo da PROCONSULT – empresa contratada para realizar a apuração dos votos em 1982 no Rio de Janeiro. Apesar de um direito de resposta conseguido na Justiça e levado ao ar em 15 de março de 1994 (veja o vídeo AQUI), no qual ajoelhou momentaneamente a TV Globo, Brizola morreu sem testemunhar a queda de prestígio da “Vênus Platinada”, como era conhecida aquela TV na época.


Pois bem. O tempo passou, presidentes se sucederam e todos eles, sem exceção, comeram no prato servido pela TV que até recentemente, quase exclusivamente, fazia a cabeça do brasileiro através de seus jornais, filmes, programas infantis, tardes domingueiras e novelas. Até que, contra toda a mídia mainstream e as cabeças coroadas da intelectualidade brasileira, um ex-capitão do exército, deputado do baixo clero, com um celular e pouquíssimos recursos, sem agência de publicidade e marqueteiros geniais, desfez toda a narrativa predominante e venceu as eleições de 2018, traduzindo com simplicidade os interesses verdadeiros da população brasileira, majoritariamente conservadora e falsamente representada na política.


Desde a campanha até agora, Bolsonaro enfrenta a TV Globo e toda a grande mídia em uma guerra sem tréguas e, portanto, realiza o sonho de Brizola. Quem diria! Ironicamente, Leonel de Moura Brizola, um legítimo e histórico socialista, tem sua luta realizada por um antagonista ideológico, enquanto alguns de seus companheiros se amancebam com os Marinho. O direito de resposta de Brizola no vídeo acima bem poderia ter sido assinado pelo presidente Bolsonaro.


Ocorre que enfrentar a Globo é também enfrentar toda a imprensa, a intelectualidade, a cultura e a universidade brasileira. Suas organizações se misturam, se interpenetram, se relacionam de tal modo que a ação da Globo arrasta todo o resto, portanto, o Presidente Bolsonaro enfrenta mesmo é a esquerda hegemônica em todas elas. Uma luta gloriosa e duríssima, diga-se. 


Nenhum governante se manteve de pé contra a Rede Globo. No primeiro esboço de enfrentamento, Fernando Collor foi ao chão. De lá para cá, como se observando o exemplo, todos, sem exceção, mantiveram-se agachados perante os Marinho que, juntamente com mais umas três ou quatro famílias, dominam no Brasil a elite “progressista” e globalista, associada à esquerda internacional que pretende nos impor uma nova ordem, marcada pelo autoritarismo, superação dos estados nacionais, leis universais, cultura universal, ateísmo, controle social e financeiro da vida de todos nós.


Pelo menos até aqui, Bolsonaro tem conseguido se manter firme e inabalável. Ao invés de fraquejar e “pedir arrego”, ele dobra a aposta em suas “lives”, viagens, inaugurações e motociatas de fins de semana. Em linguagem rasa “vai pra cima” das TV’s e dos jornalões. Nem os repórteres, sempre provocadores e maliciosos, estão a salvo de sua assertividade. Como Brizola nos anos 90, Bolsonaro é hoje o único político de grande expressão com coragem para enfrentar a grande mídia que puxa pela coleira progressistas e isentões, alguns, apenas incautos, tolos a acompanharem o politicamente correto, outros nem tanto. 


A favor do PDT, embora equivocadamente tenha se alinhado à ditadura chinesa e engrosse o caldo oposicionista ajudando a narrativa progressista, aponta-se que o partido defende a adoção do voto impresso nas eleições. Ciro Gomes, como faria Brizola, sabe que o TSE é tão confiável quanto a PROCONSULT em 1982, as pesquisas eleitorais e a Rede Globo.



Valterlucio Bessa Campelo escreve às sextas-feiras no ac24horas e eventualmente no seu BLOG


Share
Por
Valterlucio Campelo

Últimas Notícias

  • Televisão

Cesar Tralli explica como conheceu Ticiane Pinheiro e surpreende ao cantar com ela

Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…

22/12/2024
  • Política

Bingão de Natal do Tio Pablo reúne centenas de pessoas em Sena Madureira

Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…

22/12/2024
  • Acre

Thomas Bryan conquista cinturão no BRTL em Porto Velho

O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…

22/12/2024
  • Juruá

Rio Juruá se aproxima da cota de Alerta em Cruzeiro do Sul

O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 22, é de 11,43…

22/12/2024
  • Amapá
  • Região Norte

Processo seletivo da Rede Sarah oferta salários de mais de R$ 32 mil para Macapá

Encerram nesta quinta-feira (26), as inscrições para o processo seletivo da Rede Sarah de Hospitais…

22/12/2024
  • Amazonas
  • Região Norte

Fiocruz e Universidade de Glasgow selecionam jovens doutores para evento sobre clima

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Glasgow estão com inscrições abertas até…

22/12/2024