Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bira reinaugura praça histórica de Xapuri com presença de prefeitos, deputados e senadores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de mais de um ano de obras, que chegaram a ser paralisadas em razão da pandemia de Covid-19, a prefeitura de Xapuri inaugurou na manhã desta sexta-feira, 2, a revitalização da praça Getúlio Vargas, um dos espaços públicos mais ligados à história e à cultura da cidade.


O evento também marcou o retorno à ativa da banda de música Dona Júlia Gonçalves Passarinho, outro patrimônio cultural do município e que possui grande identificação com a praça por conta do Coreto Municipal, localizado nela, que tem a forma de uma harpa e ser o local onde a banda tocou seus primeiros dobrados.

Anúncios


A solenidade contou com a presença dos prefeitos de Acrelândia, Olavo Francelino de Rezende; de Bujari, Padeiro; de Senador Guiomard, Rosana Gomes; de Thaumaturgo, Isaac Piyãko; de Tarauacá, Maria Lucinéia; de Porto Walter, César Andrade; de Feijó, Kiefer Cavalcante; de Sena Madureira, Mazinho Serafim; de Jordão, Naudo Ribeiro; e Tião Bocalom, de Rio Branco.



Também estiveram em Xapuri os senadores Mailza Gomes e Sérgio Petecão, o deputado estadual Manoel Moraes e os federais Léo de Brito, Perpétua Almeida, Mara Rocha e Jesus Sérgio, além do vice-governador Major Rocha.


O bancário aposentado e um dos moradores mais tradicionais da cidade, João Lopes Mendes Filho, mais conhecido como João Garrinha, foi designado pela prefeitura para fazer um relato sobre a história da praça.



“Eu estou feliz em ver mais uma vez esse local com vida, um verdadeiro presente para a comunidade, com a volta da banda de música. Eu sempre cobrei muito isso aqui e agora temos a praça de volta. Mas vamos continuar esperando outras coisas, como a recuperação da Casa Branca (museu municipal que está com obras paradas”, afirmou.


O prefeito Ubiracy Vasconcelos destacou a importância da revitalização da praça, segundo ele um sonho que vem desde o ano de 2009, ainda no seu primeiro mandato.


“Estou emocionado de verdade. Isso é um presente, não apenas para Xapuri, mas para mim também. Quem está aqui hoje não imagina o quanto lutamos para que isso acontecesse. Diante das dificuldades impostas pela pandemia, o nosso trabalho é sonhar que as coisas vão acontecer. Isso é uma retomada da nossa história, resgatando a nossa tradição”, disse.



O deputado federal Léo de Brito (PT) foi o autor da emenda no valor de R$ 490 mil repassados ao município via convênio com o Ministério do Turismo, ainda no final do ano de 2019. O parlamentar disse que a praça Getúlio Vargas reproduz os melhores sentimentos da comunidade de Xapuri.


“Uma praça não é uma mera construção. E essa aqui, especificamente ela nos traz aos melhores sentimentos daqui da comunidade de Xapuri, inclusive das pessoas que vieram se encontrar aqui e formar suas famílias, das crianças que vão utilizar esse espaço e, sobretudo, da história. Resgatar essa praça junto com a banda vai fazer com que o povo de Xapuri fique mais unido em um sentimento de pertencimento à essa cidade tão querida”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido