Categories: Acre Notícias Política

MDB pode construir candidaturas majoritárias nas eleições de 2022

Por
Marcos Venicios

Alegando que o governo do Acre não cumpre o combinado, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do Acre realizou na noite desta terça-feira, 30, uma reunião fechada com a presença de suas principais lideranças para tratar sobre a possibilidade de um desembarque da gestão Gladson Cameli. O encontro ocorreu presencialmente na Sede do Partido em Rio Branco com algumas lideranças participando por videoconferência.


Participaram da reunião os deputados federais Flaviano Melo, Jéssica Sales, o senador Márcio Bittar, os deputados estaduais Meire Serafim, Antônia Sales, Roberto Duarte, os ex-prefeitos Vagner Sales, Aldemir Lopes e também os correligionários Adalberto Ferreira, Macapá, Mauri Sérgio e Roberto Feres.


O ac24horas apurou que o colegiado do MDB decidiu construir candidaturas majoritárias ao governo e senado. “Afinal de contas o Progressista já fechou a sua chapa para governo e senado fechando a abertura de um diálogo com outros partidos. Desta feita o MDB ficará aberto ao diálogo com todos”, disse um interlocutor emedebista que participou do encontro. Os nomes de Duarte, Jarude, Mazinho e Jéssica Sales foram postos como opções para montagem da chapa.


A cúpula emedebista ressaltou que vários cargos na SEPA e no Depasa não seriam de indicação do partido. Um documento assinado pelas lideranças deverá ser enviado nos próximos dias ao governador Gladson Cameli oficializando a decisão do partido de construir uma chapa. O “desembarque” emedebista do Palácio não contaria com o apoio de Flaviano Melo e Márcio Bittar, principais entusiastas da ida da sigla para o governo. Melo pediu tempo para que o governo resolvesse a questão dos cargos.


Sobre o fato do MDB ter Nenê Junqueira no comando da SEPA, indicado de Bittar, a cúpula decidiu que a nomeação e exoneração são de responsabilidade do governador, “Ele quem decidirá o que fazer. A decisão do MDB é de desembarcar do governo e construir opções”, disse outro emedebista.


O ac24horas recebeu informes que o governador já havia se reunido com Flaviano Melo um dia antes da reunião. No encontro, Melo avisou ao chefe do Palácio Rio Branco da insatisfação do MDB e que também muitas pessoas que não era indicação do partido estavam sendo nomeadas. A reportagem apurou que mais de 70% dos cargos do Depasa são apenas de indicação de Bittar e que na estrutura da SEPA, o partido teria mais de 120 cargos, totalizando mais de 200 cargos comissionados. O fato é que se o MDB oficializar a saída do governo, o primeiro a “rodar” será o secretário Nenê Junqueira, da Secretaria de Produção e Agronegócio.


A reportagem conversou com Aldemir Lopes, que negou um possível desembarque. “Nós estamos tratando apenas de sermos protagonistas e não coadjuvantes. Vamos trabalhar para montarmos candidaturas próprias e isso não quer dizer que vamos abandonar o Gladson”, disse o dirigente.


Contrariando Lopes, o deputado Roberto Duarte afirmou que foi definido o desembarque e que o senador Márcio Bittar iria informar da decisão do partido ao governador. “Tratamos como um desembarque mediante várias insatisfações do MDB que vai construir candidaturas”, disse.


Share
Por
Marcos Venicios

Últimas Notícias

  • Charge

Hoje tem clássico

24/11/2024
  • Amapá
  • Notícias
  • Região Norte

Marido de prefeita é preso por homicídio no município de Amapá

Um homicídio envolvendo uma disputa por terras chocou o município de Amapá, localizado a 310…

24/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

TJTO tem pedido para ampliar número de desembargadores negado pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou o pedido do Poder Judiciário do Tocantins para…

24/11/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

‘Crianças não são soldados’, diz doutor em educação sobre PMs cantando frases de ódio com crianças

"Crianças não são soldados, escola não é quartel". A fala do doutor em educação José…

24/11/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

UFPA é reconhecida como a melhor universidade do Norte do país

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi reconhecida como a melhor universidade da Região Norte,…

24/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Vereador eleito com maior votação em cidade do interior do Tocantins é encontrado morto

O corpo do vereador eleito Claudenor Barbosa de Assis, de 40 anos, foi encontrado em…

24/11/2024