Menu

Pesquisar
Close this search box.

Energisa alerta para gambiarras e rojões no período de festas juninas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Junho é o mês das tradicionais festas juninas por todo o país. Mas em função da pandemia da Covid-19, com necessidade de isolamento social e distanciamento entre as pessoas, o recomendável é evitar festas e aglomerações. Ainda assim, muitos podem querer homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro com decorações dos ambientes.


Então para os acreanos que pensam em manter o clima de ‘arraiá’ decorando a casa ou o local de trabalho, devem ficar atentos às instalações elétricas para evitar riscos e garantir a segurança de toda a família. “Em casa, não faça

Anúncios


gambiarras, evite o uso de benjamins e não ligue diversos aparelhos em uma mesma tomada. A utilização de materiais isolantes é recomendada, pois minimiza os riscos de curto-circuito”, pede a empresa.


E mais: for decorar a rua, coloque bandeirinhas longe dos postes e não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas. E mesmo mantendo distância dos cabos de energia, deve-se dar preferência aos adereços de materiais isolantes em vez de metal, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede.


Também não é recomendado que se brinque com fogos de artifício, principalmente as crianças, já que podem provocar queimaduras graves. Ao atingirem a rede elétrica, os fogos também podem causar curto-circuito, interrompendo o fornecimento de energia para a região.


No caso da fogueira, as pessoas devem observar a distância da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia. Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, afinal, além de ser crime o


seu uso, eles podem causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.


Em caso de acidente ou fios caídos ao chão, a recomendação é que as pessoas não se aproximem e isolem o local, ligando imediatamente para a Energisa Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido