Menu

Forte no PIB agrário do Acre, mandioca pode render ainda mais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No Acre, a mandioca é a principal cultura agrícola e desempenha importante papel econômico e social. Embora apresente produtividade média de 23,7 toneladas por hectare, superior à média nacional de 15 toneladas por hectare (IBGE), estudos da Embrapa apontam que o potencial produtivo da cultura pode ser melhorado com o uso de variedades adaptadas às condições de clima e solo de cada região, de práticas adequadas de manejo do solo e adoção de uma agricultura sem fogo.

Paxiubão, Pirarucu, Chico Anjo, Mansibraba e Caboquinha são variedades de mandioca bem conhecidas por produtores rurais acreanos. Pesquisa desenvolvida pela Embrapa Acre confirmou a alta produtividade dessas variedades, reforçando o valor do conhecimento tradicional dos agricultores nas atividades produtivas.

Anúncio

As cultivares testadas apresentaram os melhores rendimentos em seus respectivos locais de seleção, Baixo Acre e Vale do Juruá, resultado que mostra a interação positiva da cultivar com seu ambiente de origem.

“A busca por cultivares de mandioca cada vez mais produtivas é uma prática constante entre os produtores acreanos. No entanto, para se obter sucesso com uma nova variedade e recomendá-la para o cultivo é preciso conhecer o desempenho do material na região. Assim, podemos oferecer informações a partir do ponto de vista científico”, pondera Celso Bergo, pesquisador da Embrapa Acre.

O estudo “Desempenho de Genótipos de Mandioca no Baixo Acre e Juruá” comparou o comportamento de diferentes variedades em relação ao teor de amido e produtividade das raízes. Um experimento instalado no Campo Experimental da Embrapa, em Rio Branco, avaliou cinco cultivares de mandioca tradicionalmente utilizadas por produtores rurais acreanos: Paxiubão e Pirarucu (plantadas na regional do Baixo Acre) e Chico Anjo, Mansibraba e Caboquinha (cultivadas no Vale do Juruá), e uma variedade recomendada pela Embrapa para cultivo na regional do Baixo Acre, a BRS Ribeirinha. Outro experimento, conduzido no município de Mâncio Lima, na regional do Vale do Juruá, acompanhou o desempenho das cultivares Mansibraba e Branquinha, além da BRS Ribeirinha, única cultivar avaliada nas duas regionais.

In natura, em forma de farinha, fécula, polvilho e até tapioca, a mandioca – também chamada de macaxeira pelos acreanos – está presente no cardápio dos brasileiros nas diversas regiões do país. Considerada uma cultura importante para garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares, a seleção de cultivares adaptadas às regiões acreanas está entre as estratégias da pesquisa para elevar o rendimento dos cultivos e incentivar a expansão da mandiocultura no Acre. (Embrapa)

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.