Conecte-se agora

Prefeitura de Mâncio Lima inicia pavimentação asfáltica em trecho do bairro Iracema

Publicado

em

Na tarde da última quarta-feira, 16, o prefeito Isaac Lima deu início aos trabalhos de pavimentação asfáltica do trecho da rua José de Abreu, que liga os bairros São Francisco e Iracema. Além do asfalto, a rua ganha calçadas e sarjetas, melhorando o tráfego de pedestres e o sistema de esgotamento sanitário.

“Essa rua tem uma importância muito grande para os moradores do bairro Iracema, São Domingos, Maloca e Terra Indígena Puyanawa. Desde que assumi a prefeitura corremos atrás de recursos para que esta obra pudesse estar acontecendo. Vai melhorar a trafegabilidade de quem tem que todos os dias passar por ela. Conseguimos uma parte do recurso com emenda parlamentar do Ex-deputado Sibá Machado e uma outra parte com o governo do Estado para que pudéssemos asfaltar essa rua de ponta a ponta”, disse Isaac Lima.

A rua José de Abreu é um desmembramento da Avenida Japiim que se estende até a divisa do PA São Domingos do casco urbano de Mâncio Lima, sua extensão é de aproximadamente 2,1 e 2,1 quilômetros. Por ali, passa o turista, que se desloca por 10 km até a Terra Indígena Puyanawa, o agricultor, o criador de peixe, o comerciante e outras centenas de pessoas que precisam se deslocar todos os dias por esta importante rua. 

“Eu sou moradora do bairro Iracema desde que nasci, vi várias gerações passarem por esta estrada e, pra mim, que estou viva pra ver estas máquinas trabalhando, é motivo de muita grande alegria. Há muito tempo eu sonhava com o asfalto desta rua. Mesmo passando por manutenções constantes, ela sempre apresentava alguns problemas para a gente andar, fosse no inverno, quando as chuvas se intensificam ou até mesmo no verão. O carro atolava, derrapava, a bueira entupia e estourava e, pra nós, era um transtorno muito grande”, ressaltou Imê de Oliveira, professora aposentada.

A pavimentação asfáltica da rua José de Abreu, está orçada em aproximadamente R$ 587 mil, emenda parlamentar do Ex-deputado Federal Sibá Machado, esse valor, para os 400 metros e, o restante, mais 400 metros já foi decidido que o Governo do Estado será o responsável. O prazo de execução será de 90 dias, somente após a conclusão da primeira etapa é que as máquinas do Deracre darão início ao restante da rua. 

“É um avanço muito importante para a nossa comunidade, nós sempre esperamos por esse momento, pela melhoria de nossa estrada e, ver essa melhoria ser feita em asfalto, com calçada e sarjeta é muito de alegria e de gratidão pela gestão do Prefeito Isaac Lima que tem trazido investimentos importantes para o nosso bairro”, finalizou Ibermor da Silva Ferreira, 53 anos, carpinteiro, que mora há mais de 20 anos no bairro.

A rua José de Abreu é a principal via de acesso à Terra Indígena Puyanawa, distante do centro da cidade, cerca de 10 km, com uma população de mais de 680 moradores e berço da civilização manciolimense.

Na rede

Folha dos servidores de Cruzeiro do Sul será transferida para o Banco Santander

Publicado

em

A partir de dezembro deste ano o pagamento dos servidores municipais da prefeitura de Cruzeiro do Sul será feito através do banco Santander. Visando obter maior comodidade e melhoria nos serviços bancários, a prefeitura de Cruzeiro do Sul abriu um processo licitatório através de pregão eletrônico que foi vencido pelo Banco Santander. A instituição bancária está em fase de implantação na cidade. A expectativa é de que a agência seja inaugurada entre outubro e novembro e que a partir de dezembro o pagamento já seja efetuado através do Santander.

“Para gente é uma grande perspectiva, acreditamos muito no município de Cruzeiro do Sul. Este faz parte de um projeto de expansão do banco e vamos olhar para os servidores com tarifas diferenciadas, e para os consignados com boas propostas para poder entrar no município”, disse Jhonatan Nobre, gerente regional do Banco Santander.

O Prefeito Zequinha Lima explicou que a escolha da agência ocorreu através processo licitatório, tendo o servidor como prioridade. “A gente tem que procurar melhorias para os servidores. Estamos tomando uma decisão dentro da gestão ao abrir um processo licitatório, afinal são 3 mil servidores, e queremos uma contrapartida para a sociedade, com melhores serviços. Mais uma agência bancária representa investimentos na construção e contratação de servidores. Trata-se de uma referência, uma agência internacional. Entre novembro e dezembro as contas serão transferidas”, disse o prefeito.

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter atende mais de 600 pessoas em uma semana de programa de saúde

Publicado

em

Na 6ª edição do programa Saúde Itinerante, a prefeitura de Porto Walter garantiu 600 atendimentos à população do Rio Cruzeiro do Vale incluindo consultas médicas, dentista, vacina, pré-natal, exames, PCCU, testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis e cerca de 100 tipos de medicamentos.

Durante 7 dias, oito comunidades do Cruzeiro do Vale foram contempladas pelas ações de saúde e cidadania. O vice-prefeito Guarsônio Melo e a secretária de Saúde, Ana Flávia, acompanharam a equipe. “Nossa gestão tem um olhar diferenciado e especial para a população ribeirinha. É pelas pessoas, seja da zona urbana ou rural, que a gente acorda cedo e dorme tarde, seja acompanhando ou planejando as ações”, enfatizou Guarsônio.

O Rio Cruzeiro do Vale era a última localidade ribeirinha que faltava ser atendida pelas ações do Programa Saúde Itinerante nos 7 primeiros meses da gestão de Cézar Andrade e Guarsônio Melo.

Continuar lendo

Na rede

Colisão de motocicletas deixa dois mortos e um ferido em Rodrigues Alves

Publicado

em

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente entre duas motocicletas acontecido na tarde desta terça-feira, 27, na zona rural do município de Rodrigues Alves. As vítimas fatais são os pilotos das motos. O garupa de um dos veículos sofreu graves fraturas.

O acidente aconteceu na Agrovila do Muju, comunidade rural de Rodrigues Alves. Emerson Dutra morreu na hora. Já um homem identificado apenas como Chinoca  foi a óbito  dentro da ambulância do SAMU. Jeferson Paulo foi levado para o Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul em estado grave.

O chefe do SAMU de Cruzeiro do Sul, Cleiton Costa, diz que duas ambulâncias foram enviadas para o local do acidente, sendo uma de suporte avançado com um médico. “Um homem já estava morto e o outro morreu no caminho dentro da ambulância. O terceiro foi deixado no Pronto-Socorro e o estado é grave”, contou.

Continuar lendo

Na rede

Colega é o principal suspeito de assassinar adolescente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O delegado de Polícia Civil Rômulo Carvalho informou que a última pessoa que teria estado com o adolescente Matheus Carvalho de Souza, de 17 anos, que seria um conhecido, em Cruzeiro do Sul, é o principal suspeito pela morte do rapaz.

Matheus sumiu no dia 11 de julho depois de ir à uma praia no Bairro da Várzea com amigos. Cinco pessoas já foram depor sobre o caso, inclusive, a última que teria tido contato com o jovem no dia do desaparecimento, cuja versão dada, não bate com a das outras testemunhas do caso.

“Já fazem dias desse desaparecimento e há grande possibilidade do Matheus estar morto, apesar de o corpo não ter sido encontrado. O principal suspeito é o rapaz que teve o último contato com ele, que inclusive já foi ouvido nessa delegacia. Não vamos divulgar o nome ainda”, explicou o delegado, que ainda não fala em prisão para o jovem.

Matheus tinha passado a noite de sábado  para domingo, dia 11, em frente de casa com os amigos, no bairro Remanso, em Cruzeiro do Sul. Segundo uma tia  de Matheus,  quando estava amanhecendo, eles decidiram ir até a Praia do Moa. Voltaram de lá as  5 horas da manhã e foram para a Praia da Várzea, aonde ficaram em um batelão. Teriam então  aparecido  dois homens  que chamaram Matheus  para ir em outro lugar. Ele avisou aos amigos que ia e, mesmo sendo alertado pelos colegas para não ir, foi e não voltou mais.

Os amigos do adolescente dizem que  não conheciam  os dois homens. A família do rapaz  conseguiu chegar até um deles, que contou que ficou conversando com o rapaz,  que depois o deixou perto de casa e não o viu mais.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas