Categories: Destaque 6 Notícias

Polícia cumpre 104 mandados em operação contra facções no Acre

Por
Lucas Vitor

Agentes da Polícia Militar, Civil e Federal que integram a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), realizaram na manhã desta quinta-feira, 17, a Operação TABULEIRO III, em continuidade às ações operacionais direcionadas contra facções criminosas atuantes no narcotráfico e crimes violentos que operam dentro e fora do sistema prisional do estado do Acre.


A operação contou com cerca de 120 policiais que cumpriram 104 ordens judiciais expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco, sendo 41 de busca e apreensão domiciliar e 63 de prisão preventiva.


Policiais militares se posicionaram nas entradas e saídas das cidades de Feijó e Tarauacá para evitar a fuga de criminosos. Mandados foram cumpridos também em Rio Branco.


Na ação desta quinta, as forças de segurança prenderam integrantes da organização criminosa investigada cuja área de atuação se concentrava nas cidades de Tarauacá e Feijó.



A maioria dos indivíduos presos na operação de hoje já respondia por delitos graves como roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Agora, serão indiciados pelo crime de integrar organização criminosa, cuja pena varia de 3 a 8 anos de prisão. Os investigados exerciam relevantes funções na facção sendo considerados lideranças regionais.


Essa é a maior operação já deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no estado do Acre, que teve sua formação através de acordo de cooperação técnica firmado em 19 de fevereiro de 2020.


A operação foi chamada de “Tabuleiro” – que na linguagem da facção investigada significa uma espécie de cadastro e identificação dos membros que integram a organização criminosa.



Na primeira fase, deflagrada em 30 de julho de 2020, foram cumpridos 52 mandados judiciais, sendo 16 mandados de busca e apreensão e 36 de prisão preventiva em face de membros da mesma Organização Criminosa, atuantes na cidade de Rio Branco.


Na segunda, desencadeada em 19 de maio deste ano, a FICCO mirou a desarticulação de uma célula da facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) com atuação predominante em Senador Guiomard, interior do Acre, sendo cumpridos na ocasião 16 mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão.


Share
Por
Lucas Vitor

Últimas Notícias

  • Televisão

Após ganhar festa na Globo, César Tralli anuncia pausa: ‘Chegou minha hora’

César Tralli vai se afastar do Jornal Hoje, na Globo, nos próximos dias. O âncora…

27/12/2024
  • Acre

Militares da FAB sofrem acidente na BR-364 após estouro de pneu e ficam feridos

Dois militares da Força Aérea Brasileira (FAB), identificados como Ruan Costa dos Santos, de 19…

27/12/2024
  • Política

Ulysses fortalece tratamento oncológico no Acre com emenda de R$ 100 mil para a Associação Amigos do Peito

O Deputado Federal Coronel Ulysses (União Brasil-AC) reafirma seu compromisso com a saúde e o…

27/12/2024
  • Acre

Velório do irmão de Thor Dantas é realizado na Capela São João Batista

O médico infectologista Thor Dantas divulgou nas redes sociais que o velório de seu irmão,…

27/12/2024
  • Acre 01

Gladson anuncia antecipação de pagamento a partir da meia-noite de sábado

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou nesta sexta-feira, 27, que os servidores públicos do Estado…

27/12/2024
  • Cotidiano

Réveillon da Família terá mais de 200 agentes para garantir segurança na Arena da Floresta

Representantes do governo do Acre, da Prefeitura de Rio Branco e da Associação Comercial, Industrial…

27/12/2024