Categories: Cotidiano Notícias

Agência europeia sugere encurtar período de vacinação da AstraZeneca

Por
Veja

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) sugeriu que o intervalo entre as doses da AstraZeneca deve ser encurtado em razão da predominância das novas variantes no continente. Desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca, a vacina tem outro nome na União Europeia, Vaxzevria. O espaço de tempo sugerido entre a primeira e a segunda vacinações é de três meses.


O chefe do Escritório de Ameaças à Saúde Biológica e Estratégia de Vacinas da EMA, Marco Cavaleri, disse em entrevista nesta quinta-feira, 17, que, com base em dados do Reino Unido, a primeira dose da AstraZeneca é eficaz contra a variante Delta, mas uma segunda dose aumentou a proteção de maneira significativa. “Visto que a proteção com a primeira dose é baixa no confronto com a variante Alpha, que estamos vendo circular muito na Europa, seria importante que o intervalo entre as duas doses fosse encurtado”, disse ele.


A cepa Alpha do coronavírus Sars-CoV-2 foi detectada primeiramente no Reino Unido, sendo também conhecida como B.1.1.7; já a Delta foi localizada pela primeira vez na Índia e também pode ser chamada de B.1.167.2. Atualmente, diversos países prorrogaram o prazo de aplicação entre as duas doses para três meses, mas os testes iniciais previam a administração da segunda dose após 28 dias.


Também na entrevista, Cavaleri foi questionado sobre o “mix” de imunizantes diferentes, em prática que vem sendo adotada por alguns países europeus por conta de temores sobre a AstraZeneca. Segundo o especialista, “com base em experiências do passado, essa pode ser uma estratégia a ser implementada, mas no caso da Covid-19 as provas são limitadas e é importante colher mais dados e monitorar com atenção”.


Até por terem mais doses disponíveis de outras vacinas, diversos governos optaram por fazer o mix entre a vacina da AstraZeneca e uma outra de RNA mensageiro. No entanto, não há estudos robustos sobre o tema. “Mas, assim que tivermos os dados, por exemplo, do estudo britânico que está sendo feito, analisaremos as recomendações sobre a mistura”, acrescentou.


Doença de Clarkson

A EMA também recomendou que a Vaxzevria não seja aplicada em pessoas que tenham histórico de Síndrome de Extravasamento Capilar Sistêmico, também conhecida como Doença de Clarkson. Trata-se de uma síndrome rara, provocada pelo aumento da permeabilidade capilar. Com isso, há uma espécie de “vazamento” de fluídos de pequenos vasos sanguíneos.


De acordo com o órgão, a recomendação deve constar em bula como um novo efeito colateral raro e deve ser feito o alerta para que os profissionais de saúde questionem as pessoas acerca do problema. É apenas uma precaução, já que, até o dia 27 de maio, data da análise, mais de 78 milhões de doses já haviam sido administradas e apenas seis casos foram registrados. “A maior parte ocorreu com mulheres, dentro de quatro dias de vacinação. Três das afetadas tinham um histórico da síndrome e uma delas morreu”, informou a entidade.


Share
Por
Veja

Últimas Notícias

  • Notícias
  • Política

Advogada é nomeada para coordenação da Suframa no Acre

A administradora e advogada Camila de Holanda Tavares Mendonça tomou posse nesta sexta-feira, 22, como…

23/11/2024
  • Entretenimento
  • Notícias

Influencer fatura alto traindo marido: ‘’fetiche de corno’’

A influenciadora Gisa Custolli causou alvoroço na web após revelar o quanto fatura nas plataformas…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

TJAC tem duas iniciativas reconhecidas e vence Prêmio CNJ de Boas Práticas

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio CNJ de…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Justiça do Tocantins declara ilegal nomeação de servidor temporário para direção escolar

A Justiça determinou que o Governo do Estado realize um novo processo seletivo para diretor…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Diretor de colégio e PMs são afastados após marcha com estudantes cantando palavras de ódio

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou o afastamento imediato do diretor do Colégio Militar Euclides…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Site AM POST pública planos de adolescentes de colégio militar para matar alunas

Na última semana, uma grave denúncia envolvendo alunos do Colégio da Polícia Militar do Amazonas…

23/11/2024