Conecte-se agora

Servidores fazem terceiro dia de protesto na Sesacre e exigem contraproposta do governo

Publicado

em

Servidores do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) estão reunidos nesta quarta-feira, 16, em frente à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em seu terceiro dia de manifestação. A categoria busca o reajuste salarial, plano de carreira e melhores condições de trabalho.

De acordo com Adailton Cruz, presidente do Sintesac, a mobilização pelas pautas da categoria ocorre nos 22 municípios. “A mobilização é para chamar atenção do governo quanto às condições de trabalho”, ressaltou.

Cruz destacou que o déficit de servidores da saúde está para mais de mil pessoas e pede realização de concurso público. “Os trabalhadores estão em condições subumanas, faltam leitos e medicamentos”, contou.

Já o presidente Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, disse que todas as pautas da categoria foram postas ao governo desde o mês de maio, porém, não houve sinalização positiva. Guilherme adiantou que os servidores não recebem adicional noturno.

O comando de greve da saúde está reunido com o secretário de saúde, Alysson Bestene, em busca de receber a contraproposta do governo. Caso recebam e aceitem, a greve pode ser encerrada.

Dentre as pautas do movimento está a reposição de perdas salariais de 55% a todos os servidores ativos e inativos; correção anual da tabela do PCCR conforme índice inflacionário; adicional Covid retroativo a dezembro de 2020; insalubridade no índice de 20% do piso salarial até regularização do novo LTCAT; concurso público em 2021 para início da atividade profissional em 2022; aposentadoria especial – regulamentação da lei; regularizar a situação dos servidores irregulares.

Acre 01

Acre aguarda nota técnica do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes contra Covid-19

Publicado

em

O início da vacinação contra Covid-19 para adolescentes que tenham entre 12 a 17 anos poderá ocorrer nas próximas semanas. As informações são da Secretária Estadual de Saúde, Paula Mariano, e do secretário municipal de saúde, Frank Lima.

Em entrevista ao Gazeta Alerta nesta terça-feira, 27, os gestores afirmaram que a vacinação depende apenas de uma Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS).

A secretária de saúde do Estado, Paula Mariano, afirmou que a vacinação desse grupo ocorrerá após autorização do MS e o cumprimento da meta dos vacinados acima de 18 anos.

“A gente precisa da liberação do Ministério da Saúde e estamos em conversa com o Ministério. Pra eu falar isso, a gente tem que cumprir a meta acima de 18 anos”, afirmou.

O secretário de saúde de Rio Branco, Frank Lima, afirmou que a vacinação contra covid-19 de adolescentes a partir de 12 anos deverá começar com aqueles com comorbidades ou deficiência permanente.

“Sexta e sábado eu recebi o secretário nacional do Ministério da Saúde em Rio Branco e eles visitaram conosco os pontos de vacinação, e foi aventado que o Ministério da Saúde está pensando em fazer a vacinação de pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades. E aí nós pedimos a ele que liberasse Rio Branco para que descesse na idade, mas tem uma singularidade do Brasil. Ele não pode fazer uma nota técnica somente para Rio Branco e a medida que iremos tomar assim que a nota técnica chegar, a gente vai pedir uma reunião de CIBS e não só Rio Branco, mas todos os municípios poderão iniciar a vacinação pelos 17 anos”, afirmou.

Continuar lendo

Acre 01

Moradores reclamam da má qualidade de obra e empresa diz que “povo” não tem paciência

Publicado

em

Moradores do bairro Portal da Amazônia, em Rio Branco, entraram em contato com o ac24horas para denunciar a qualidade do trabalho realizado por uma empresa contratada pelo governo do estado para melhoria das ruas e construção de calçamento.

O que tem incomodado os moradores é a qualidade do trabalho que vem sendo executado. “Pagamos impostos e devemos fiscalizar a qualidade do que está sendo feito com o nosso dinheiro. Na rua que eu moro, o meio fio que estão fazendo é só areia misturada com água e quase nada de cimento e um mínimo de brita”, dizem.

“A gente percebe que o material desmancha com facilidade. Eu tenho certeza que o governo não contratou essa qualidade para esse serviço. Não é justo que se ganhe o dinheiro e entregue para gente uma obra de qualidade ruim. Se já está assim no meio fio, imagina quando forem pavimentar a rua com tijolos”, afirma a moradora Naianda Gonçalves.

O ac24horas entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e falou com o engenheiro responsável pela obra, José Teixeira. O profissional explicou que vai fazer uma visita inloco para verificar a qualidade do serviço. Após fazer contato com a empresa, Teixeira afirmou que a empresa alega que os moradores não têm paciência  de esperar o trabalho ficar pronto para passar com os carros pelo local.

“Nós vamos fazer uma vistoria no local, mas falei com a empresa e eles alegaram que alguns moradores não têm paciência para esperar o serviço terminar, já que o concreto é feito no  local e o processo de “cura” para ele chegar à resistência máxima é a partir dos 14 dias. Infelizmente, assim que o pessoal termina o serviço, já tem morador passando por cima. O que vamos fazer é acionar o serviço social para conversar com a comunidade para que seja explicado o serviço que está sendo feito no local”, diz Teixeira.

Continuar lendo

Acre 01

Rio Branco inicia vacinação de pessoas de 18 anos contra covid-19 nesta segunda

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou na tarde deste domingo, 25, que nesta segunda-feira, 26, a vacinação contra a covid-19 estará disponível para o público de 18 anos ou mais, em 12 pontos de Rio Branco. A vacinação começará às 8 horas e terminará às 16 horas.

Para se vacinar é necessário levar documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e carteira de vacinação. Confira os locais para aplicação da primeira e segunda dose disponível:

Urap Hidalgo de Lima;

Urap Rosângela Pimentel;

Urap Maria Barroso;

Urap São Francisco [segunda dose];

Urap Vila Ivonete;

Urap Cláudia Vitorino;

Urap Eduardo Assmar;

Urap Bacurau [segunda dose];

Urap Valdeiza Valdez [Segunda dose];

Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac);

Policlínica Barral y Barral [segunda dose] e para segunda dose no drive-thru em frente ao 7º BEC.

Continuar lendo

Acre 01

Após 20 dias sem jogos, gramado da Arena é criticado; Gestor culpa problema de energia

Publicado

em

A bola voltou a rolar no estádio Arena da Floresta neste sábado, 24. A praça esportiva já estava há 20 dias sem a realização de uma partida oficial. O último jogo realizado foi na derrota do Atlético Acreano contra o Penarol do Amazonas pelo Campeonato Brasileiro da Série D, no último dia 04 de julho.

Atletas, comissões técnicas e crônica esportiva reclamaram das condições do gramado do estádio, que apresentava muitas falhas  e buracos. Outra reclamação é em relação a quantidade de luminárias queimadas, o que deixa o estádio menos iluminado do que é o padrão da Arena.

Júnior Santiago, chefe de esportes do governo do Acre, explicou que o problema da falta de energia no estádio que perdurou por 10 dias comprometeu a qualidade do gramado. “Nós tivemos um problema sério de energia quando ocorreu um curto-circuito e queimou uma subestação. Imagina ficar dez dias sem poder aguar o gramado porque não tinha água? A própria Energisa teve dificuldade de encontrar os cabos que são bem específicos. Nós já recuperamos bastante e vamos recuperar ainda mais o gramado. Prova é de que antes desse problema de energia o gramado estava em boas condições”, diz Santiago.

Outra denúncia é a realização de peladas aos sábados pela manhã, o que estaria contribuindo para dificultar a recuperação do gramado. “Essa informação não é verdadeira. Só quem usa o campo são os representantes do Acre na Série D que treinam duas vezes por semana, mas nem isso estamos deixando mais”, afirma Santiago.

O gestor não comentou sobre a iluminação e se há previsão de substituição dos refletores queimados.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas