Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professores e gestores da Nova EJA do SESI participam de formação continuada  

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Professores e gestores da Nova EJA da Escola SESI/AC participaram, nos dias 11 e 12 deste mês, em Rio Branco, de uma formação continuada ministrada pela Somos Educação. Durante o treinamento, foram apresentadas as diretrizes do projeto de curso, realizada análise e reflexão sobre as matrizes curriculares e sua aplicabilidade, bem como repassadas orientações sobre o novo material didático.


Heloísa Giannichi, formadora na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias da Somos Educação, detalhou alguns passos do que foi trabalhado na formação continuada. “Foram dois dias de treinamento, em que pudemos ter essa conversa sobre a metodologia de reconhecimento de saberes e como esse diagnóstico irá nortear nossos planejamentos, independente do módulo sala de aula, empresa e outros ambientes, e fazer o estudo da nova matriz curricular, suas competências, perfis estruturantes, habilidades e como esses elementos se materializam no material didático”, ressaltou.

Anúncios


Já Bianca Freire, formadora da área de Matemática e suas tecnologias da Somos Educação, acrescentou que a capacitação foi oportuna para fazer o resgate de muitas coisas que os professores já realizam. “É um momento de trabalharmos elementos que os professores da EJA já desenvolvem em suas práticas e também tivemos um olhar para o material estruturado, que será um diferencial a partir do segundo semestre deste ano”, frisou.


A professora da EJA da Escola SESI, Júlia Caroline, com atuação na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, avaliou positivamente a formação continuada. “Nos dá um aprofundamento nos materiais didáticos, no reconhecimento de saberes, bem como nas competências e habilidades da matriz. É essencial para que possamos transpor esses conteúdos para a Nova EJA”, comentou.


Para Assis Souza, professor que atua na área de Matemática e suas tecnologias da Nova EJA desde 2019, o treinamento foi extremamente relevante. “Nos trouxe novas visões, outros conhecimentos pedagógicos dentro da área de matemática, novas abordagens de ensino e juntamos tudo isso com nosso conhecimento, em uma junção de boas ideias para utilização, sobretudo na EJA, que tem um público que já teve vida escolar, mas que, por diferentes motivos, teve que sair da escola. Temos que utilizar várias abordagens para resgatar esse aluno de tal forma que ele tenha vontade de retornar à sua vida de estudante”, salientou o docente.


Suzi Maria de Oliveira, gerente de Educação do SESI/AC, também destacou a importância da educação continuada e enalteceu a parceria com a Somos Educação. “A Nova EJA é uma modalidade diferenciada e que exige uma metodologia inovadora e assertiva voltada para que esse público possa elevar sua escolaridade de maneira rápida e eficaz. E a atuação do SESI, com grande apoio da Somos Educação, tem conseguido alcançar esse objetivo”, destacou.


INSCRIÇÕES ABERTAS – A Nova EJA do SESI, que em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferece ainda a EJA Profissionalizante para o estudante interessado em concluir o Ensino Médio e um curso de Qualificação Profissional no período de um ano, está com inscrições abertas gratuitamente, por meio do site sesiac.org.br. Os pré-requisitos são os seguintes:


– Ter concluído o Ensino Fundamental até o 9º ano (cópia do histórico e certificado ou declaração de conclusão);


– Idade mínima de 18 anos completos no ato da matrícula;


– Ter internet que permita assistir às aulas e resolver atividades correspondentes à carga horária EaD, que são realizadas pelo estudante na plataforma LMS;


– Participar dos encontros semanais (virtuais na plataforma Google Meet ou Microsoft Teams) e/ou presenciais na Escola SESI.


– Apresentar uma foto e cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço;


– Em caso de aproveitamento de estudos concluídos em componentes curriculares do Ensino Médio, apresentar documentos para comprovação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido