Conecte-se agora

Professores e gestores da Nova EJA do SESI participam de formação continuada  

Publicado

em

Professores e gestores da Nova EJA da Escola SESI/AC participaram, nos dias 11 e 12 deste mês, em Rio Branco, de uma formação continuada ministrada pela Somos Educação. Durante o treinamento, foram apresentadas as diretrizes do projeto de curso, realizada análise e reflexão sobre as matrizes curriculares e sua aplicabilidade, bem como repassadas orientações sobre o novo material didático.

Heloísa Giannichi, formadora na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias da Somos Educação, detalhou alguns passos do que foi trabalhado na formação continuada. “Foram dois dias de treinamento, em que pudemos ter essa conversa sobre a metodologia de reconhecimento de saberes e como esse diagnóstico irá nortear nossos planejamentos, independente do módulo sala de aula, empresa e outros ambientes, e fazer o estudo da nova matriz curricular, suas competências, perfis estruturantes, habilidades e como esses elementos se materializam no material didático”, ressaltou.

Já Bianca Freire, formadora da área de Matemática e suas tecnologias da Somos Educação, acrescentou que a capacitação foi oportuna para fazer o resgate de muitas coisas que os professores já realizam. “É um momento de trabalharmos elementos que os professores da EJA já desenvolvem em suas práticas e também tivemos um olhar para o material estruturado, que será um diferencial a partir do segundo semestre deste ano”, frisou.

A professora da EJA da Escola SESI, Júlia Caroline, com atuação na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, avaliou positivamente a formação continuada. “Nos dá um aprofundamento nos materiais didáticos, no reconhecimento de saberes, bem como nas competências e habilidades da matriz. É essencial para que possamos transpor esses conteúdos para a Nova EJA”, comentou.

Para Assis Souza, professor que atua na área de Matemática e suas tecnologias da Nova EJA desde 2019, o treinamento foi extremamente relevante. “Nos trouxe novas visões, outros conhecimentos pedagógicos dentro da área de matemática, novas abordagens de ensino e juntamos tudo isso com nosso conhecimento, em uma junção de boas ideias para utilização, sobretudo na EJA, que tem um público que já teve vida escolar, mas que, por diferentes motivos, teve que sair da escola. Temos que utilizar várias abordagens para resgatar esse aluno de tal forma que ele tenha vontade de retornar à sua vida de estudante”, salientou o docente.

Suzi Maria de Oliveira, gerente de Educação do SESI/AC, também destacou a importância da educação continuada e enalteceu a parceria com a Somos Educação. “A Nova EJA é uma modalidade diferenciada e que exige uma metodologia inovadora e assertiva voltada para que esse público possa elevar sua escolaridade de maneira rápida e eficaz. E a atuação do SESI, com grande apoio da Somos Educação, tem conseguido alcançar esse objetivo”, destacou.

INSCRIÇÕES ABERTAS – A Nova EJA do SESI, que em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferece ainda a EJA Profissionalizante para o estudante interessado em concluir o Ensino Médio e um curso de Qualificação Profissional no período de um ano, está com inscrições abertas gratuitamente, por meio do site sesiac.org.br. Os pré-requisitos são os seguintes:

– Ter concluído o Ensino Fundamental até o 9º ano (cópia do histórico e certificado ou declaração de conclusão);

– Idade mínima de 18 anos completos no ato da matrícula;

– Ter internet que permita assistir às aulas e resolver atividades correspondentes à carga horária EaD, que são realizadas pelo estudante na plataforma LMS;

– Participar dos encontros semanais (virtuais na plataforma Google Meet ou Microsoft Teams) e/ou presenciais na Escola SESI.

– Apresentar uma foto e cópia dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço;

– Em caso de aproveitamento de estudos concluídos em componentes curriculares do Ensino Médio, apresentar documentos para comprovação.

Cotidiano

Iapen divulga lista de isenções de processo seletivo para nível médio e superior

Publicado

em

O governo do Acre divulgou na manhã desta terça-feira, 27, o resultado preliminar das isenções deferidas e indeferidas referente ao processo seletivo simplificado para contratação de profissionais de nível médio e superior para atender as demandas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A presente relação encontra-se disposta na seguinte ordem: cargo, vaga, inscrição e nome do candidato em ordem alfabética. Os candidatos não relacionados na lista tiveram a isenção indeferida.

O candidato disporá, unicamente, de dois dias para contestar o indeferimento da isenção, exclusivamente mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no site https://www.ibade.org.br/ a partir das 8h desta quarta-feira, 28, até às 18h de quinta-feira, 29, considerando-se o horário local da cidade de Rio Branco/AC.

O processo seletivo oferta quatro vagas, sendo uma para auxiliar administrativo (nível médio), uma para advogado, uma para psicólogo e outra para assistente social, todos nível superior. Os valores da remuneração vão de R$ 3.077,05 a R$ 4.658,32.

A prova objetiva será realizada nas cidades do Estado do Acre: Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá, conforme opção do candidato no momento da inscrição.

Para ver a lista dos deferidos, clique aqui. 

Iapenisenção
Continuar lendo

Cotidiano

Terça será de dia ensolarado com possibilidades de chuvas rápidas no decorrer do dia

Publicado

em

De acordo com o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), esta terça-feira, 27, será de dia ensolarado, com o céu variando de claro a parcialmente nublado e há possibilidade de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e à noite.

Segundo o boletim, uma frente fria que se aproxima pelo Sul do País deve mudar o tempo no Acre ao longo desta semana, trazendo mais um evento de friagem.

Confira as temperaturas:

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 35ºC.

Baixo Acre

Mínima de 21°C e máxima de 35ºC são as temperaturas registradas em

Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 21ºC e 35°C.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 20º C e 35°C.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 22°C e a máxima de 35°C.

Continuar lendo

Cotidiano

‘Mourão atrapalha, mas vice é como cunhado: tem que aturar’, diz Bolsonaro

Publicado

em

Por

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou hoje que seu vice, general Hamilton Mourão (PRTB), foi escolhido “em cima da hora” nas eleições de 2018. Segundo Bolsonaro, Mourão atrapalha “um pouco” o governo, mas faz seu trabalho e tem independência, e, por isso, é preciso “aturá-lo”.

“No meu [caso], [a escolha do vice] foi feita meio a toque de caixa, mas o Mourão faz o seu trabalho, ele tem uma independência muito grande. Por vezes, atrapalha um pouco a gente, mas o vice é igual cunhado: você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado, não pode mandar o cunhado embora”, disse o presidente em entrevista à rádio Arapuan FM, da Paraíba.

Bolsonaro não confirmou se vai ou não tentar a reeleição em 2022, nem se, caso concorra, Mourão será seu candidato a vice. Mas o presidente reforçou que o vice é uma pessoa “importantíssima” para conquistar a simpatia dos eleitores.

“Alguns falam que um bom vice poderia ser de Minas Gerais, ou de um estado do Nordeste, ou uma mulher… Um outro perfil mais agregador pelo Brasil. Isso está no radar de qualquer candidatura majoritária no Brasil”, minimizou. “Estamos com Mourão, sem grandes problemas, mas o cargo dele é muito importante para angariar simpatias”.

A escolha do meu vice na última [eleição] foi muito em cima da hora, assim como a composição das bancadas, em especial para deputado federal. Você viu que muitos parlamentares, depois de ganharem as eleições com nosso nome, transformaram-se em verdadeiros inimigos. A gente não quer sofrer desse mesmo problema por ocasião das eleições do ano que vem, caso venha [a ser] candidato a presidente Jair Bolsonaro, à rádio paraibana.

Relação distante

Declarações feitas pelo vice-presidente Hamilton Mourão em junho indicam que sua relação com Bolsonaro anda um pouco distante. No dia 15 daquele mês, o general negou que tenha sido convidado para uma reunião com ministros e autoridades e disse sentir falta de se encontrar com o presidente.

“Não, não fui convidado. Sinto falta [de me reunir com Bolsonaro]. A gente fica sem saber o que está acontecendo, né?”, lamentou o vice a jornalistas, acrescentando que considera importante saber de mais detalhes do governo. Ele ainda ironizou a situação, que contrasta com a sua vontade particular: “Paciência, ‘c’est la vie’ [é a vida], como dizem os franceses”.

Depois, em 20 de junho, Mourão afirmou a O Estado de S. Paulo que não tem condições de substituir Bolsonaro em uma eventual ausência — função de um vice-presidente — por não saber o que tem sido pautado internamente pela gestão federal.

É muito chato o presidente fazer uma reunião com os ministros e deixar seu vice-presidente de fora. É um sinal muito ruim para a sociedade como um todo. Eu, como vice-presidente, fico sem conhecer, sem saber o que está sendo discutido. Isso não é bom, não faz bem. Eventualmente, eu tenho que substituir o presidente e, se não sei o que está acontecendo, como vou substituir? Não há condições.

Continuar lendo

Cotidiano

Ministério do Turismo abre inscrições para curso de Libras para atendimento ao público

Publicado

em

O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Educação de Rondônia (IERO-Acelibras), abriu inscrições para a segunda edição do curso “Libras atendimento ao público”.

Profissionais e estudantes que atuam ou desejam atuar no setor de turismo e que têm interesse em se capacitar e promover um serviço mais inclusivo, podem se inscrever até o dia 13 de agosto na qualificação.

“A primeira edição do curso foi um sucesso! Contamos com mais de mil inscritos e tivemos diversos depoimentos positivos de alunos que concluíram o curso. Agora estamos disponibilizando mais uma oportunidade para que os profissionais do setor se capacitem e ofereçam o melhor do turismo brasileiro aos viajantes”, comentou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O curso terá início em 14 de agosto e as aulas serão ministradas virtualmente ao vivo pelo canal da Acelibras no Youtube. A qualificação possui carga horária de 120 horas e o conteúdo é voltado para alunos iniciantes, que aprenderão desde o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) até à formação de frases e estarão aptos a se comunicarem ao final do curso. Também estão incluídos temas do dia a dia, como profissões, gastronomia, esporte, transporte, natureza, entre outros.

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3pOBfFiGd4_M0YZyn9CIJqChmWJB4tLe8x8aTkvT7waYP6w/viewform

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas