Menu

Acre deve retomar economia em médio prazo, diz Fecomércio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre apresentou nesta quarta-feira, 16, o resultado do estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente à Pesquisa Mensal do Comércio. No Acre, segundo o consultor da Fecomércio, Egídio Garó, os números surpreendem, já que entre março e abril, os indicadores foram positivos e acenam uma retomada econômica em médio prazo.


O volume de vendas no varejo restrito no estado foi de 18,5% e na receita nominal de vendas de 25,3%, o que representa uma pequena recuperação se comparado ao mês de fevereiro. “No varejo ampliado, o volume de vendas foi de 9,8% e a receita nominal de vendas de 22%. O mês de abril já foi mais animador, cuja expectativa de recuperação ocorre após a flexibilização do horário de funcionamento, agora mais longo, e da circulação dos consumidores. Nesse mês, o volume de vendas do comércio varejista restrito cresceu 41,3% e a receita nominal de vendas acompanhou a mesma tendência; 49,2%”, disse Garó.

Publicidade

Conforme os dados, o volume de vendas no varejo ampliado em abril também apresentou saldo positivo, indicando um crescimento de 47,4%, enquanto que a receita nominal de vendas apresentou uma elevação de 57,4%, ainda de acordo com o consultor. “Esses números apontam para uma recuperação gradual da atividade produtiva no País, notadamente na atividade industrial, que permitiram o ressuprimento dos estoques, uma melhoria na variedade de produtos oferecidos, associado às promoções diferenciadas praticadas pelos empresários do comércio varejista”.


Garó comentou também que ainda não se percebe um aumento na diversidade dos produtos por conta da inauguração da Ponte do Abunã, em Rondônia. “O que deve ocorrer em médio e longo prazo, por conta da redução dos custos envolvidos nos transportes como: diminuição do consumo de combustível, a diminuição do tempo gasto anteriormente com a travessia, os custos da própria travessia e a eliminação do seguro fluvial”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido