Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson deve reunir pecuaristas que se sentiram intimidados pelo Mapa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli deve se reunir na tarde desta quarta-feira, 16, com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, e o pecuarista Jorge Moura, que teve sua propriedade alvo de uma operação de fiscalização do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) com o apoio do exército brasileiro. O fazendeiro teria reclamando da truculência da operação em trazer homens armados.


LEIA MAIS:

Anúncios


Exército e Mapa fazem operação na fazenda de Jorge Moura e pecuarista se revolta 


Maior produtor de milho do Acre também denuncia ação truculenta do Mapa com apoio do Exército


Ao ac24horas, Cameli afirmou que soube do assunto apenas pela imprensa já que estava participando das agenda oficiais do aniversário de 59 anos do Estado do Acre, comemorado nesta terça-feira, 15. “Eu sei o que vocês sabem. O Assuero me solicitou uma reunião que deve ocorrer na parte da tarde onde trataremos da operação. De antemão, eu não sou a favor de truculência e excessos. Vamos analisar os casos e vermos em como podemos auxiliar”, explicou o governador.


O presidente do Idaf, Francisco Thum, disse que o trabalho da operação Vigia é coordenado pelo Mapa, com acompanhamento do órgão de defesa estadual, e voltado para o combate ao contrabando de produtos veterinários e o comércio de animais, mas também relacionado a ilícitos como roubo de gado na região da fronteira acreana.


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, lamentou os episódios envolvendo a operação e afirmou que a entidade vai fazer denúncia ao Ministério da Agricultura e ao governo do Acre a respeito dos incidentes. Para ele, não há nenhuma contestação à fiscalização, mas à maneira como os órgãos fizeram o procedimento. “O que nos assusta é essa truculência toda, essa demonstração de força, com um caminhão de soldados do Exército muito bem armados, claramente com o objetivo de intimidar e de constranger, numa atitude desnecessária porque não estava havendo nenhuma posição do proprietário de impedir qualquer ação do Poder Público, que tem legitimidade para tal”, disse Veronez.


Em nota, o Ministério da Agricultura informou que as fiscalizações no estado estão ocorrendo de maneira simultânea, com apoio do IDAF, da Polícia Civil e do Exército Brasileiro, e que se trata de uma ação rotineira com o objetivo de coibir o comércio de animais silvestres e uso de defensivos agrícolas e produtos veterinários irregulares contrabandeados dos países vizinhos. Quanto à presença do Exército nos trabalhos de fiscalização, o Ministério da Agricultura diz que a medida é necessária por se tratar de região de fronteira, onde há a possibilidade de conflitos e a presença do tráfico de drogas e armas, esclarecendo que não há o objetivo intimidar produtores rurais, sendo isso explicado aos proprietários na chegada da fiscalização.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido