Menu

Nenê Junqueira repudia operação do Mapa com o Exército em fazenda de Jorge Moura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, se indignou com o fato ocorrido na fazenda Campo Esperança, do empresário Jorge Moura, no município de Capixaba, por volta do meio-dia desta terça-feira, 15.


Na ocasião, a propriedade foi visitada por servidores do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf/Ac) escoltados por soldados do Exército Brasileiro.

Publicidade

A presença dos militares na propriedade foi recebida pelo produtor, que estava acompanhado da família no momento da abordagem, como uma atitude desnecessária, desrespeitosa e como uma demonstração de intimidação.


O episódio ganhou repercussão em meio aos produtores rurais e causou desgaste entre a classe produtora e os governos do estado e federal, a quem a Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC) pretende recorrer.


Por meio de nota, Nenê Junqueira repudiou a ação que faz parte de uma operação denominada Vigia, que consiste em uma operação de fiscalização na linha de fronteira, de responsabilidade do Mapa, voltada para a fiscalização de herbicidas.


“Na ocasião, a equipe entrou no local com o Exército, parecendo uma operação de guerra. Será que é correto tratar quem trabalha desta forma, sem um aviso prévio. Afinal, que ameaça representa um produtor rural?”, questionou o secretário.


Junqueira disse ainda que a situação causou desconforto e constrangimento, uma vez que se trata de um produtor rural que merece respeito, segundo ele, assim como tantos outros no estado do Acre.


“Falta de respeito com quem emprega e produz”, afirmou.


Por fim, o secretário disse que não compactua com o que ocorreu e pediu ao senador Marcio Bittar para falar sobre o assunto com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e que comunicou o fato ao governador Gladson Cameli.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido