Menu

Amor do Acre ao Brasil é verdadeiro e sem interesses, diz historiador

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta terça-feira o Acre celebra 59 anos de emancipação à categoria de Estado. No dia 15 de junho de 1962, foi sancionada por João Goulart, então presidente da República, a lei que transformou o Território do Acre em Estado do Acre.


Anteriormente a essa data, ocorreram muitos movimentos no território Acreano. O historiador Marcos Vinícius Neves lembra que o Acre é uma região que, anos atrás, pertencia à Bolívia e ao Peru, e em 1899, em um acordo secreto entre a Bolívia e os Estados Unidos, o território chegou a se tornar um país. Na época, existia uma cobiça internacional sob a Amazônia e a possibilidade de internacionalização dos rios amazônicos. Tal acontecimento foi impedido pela luta dos brasileiros pela independência do Acre como Estado, que duraram cerca de 4 anos de movimentos.

Publicidade

Em 17 de novembro de 1903, o governo brasileiro negociou a anexação das terras do Acre ao Brasil, através do tratado de Petrópolis, o que o tornou em território federal. Apesar disso, o título de território federal não era bom, por não possuir justiça e governantes próprios, por isso, segundo Marcos, o Acre tem apenas cerca de 60 anos de história democrática.


“Essa data é muito importante. Eu sempre digo que o tratado de Petrópolis de 1903 é a certidão de nascimento da Acre brasileiro.”, afirma o arqueólogo.


“É importante que pessoas de outras partes do Brasil conheçam essa história, porque é uma história de luta, de autodeterminação, e de amor a esse país, um amor verdadeiro, sincero e sem interesses políticos. Mas uma história que serve muito para que o Brasil se compreenda melhor”, pontuou Neves em entrevista à Radio Agência Nacional.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido