Menu

Partidos da esquerda começam a se reunir para definir cenário e candidaturas ao próximo ano

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes de cinco partidos alinhados à esquerda no Acre se reuniram pela primeira vez nesta segunda-feira, 14, para começar a definir as posições políticas ao cenário das eleições de 2022. O encontro ocorreu no escritório do ex-senador Jorge Viana, situado na Avenida Ceará, em Rio Branco.


Participaram membros do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Verde (PV). Jorge diz que a reunião compõe o campo democrático popular.

Publicidade

Antes do encontro, Jorge teve uma conversa individual com cada um dos presentes no decorrer dos últimos meses. “Os convidei para a gente conversar sobre a situação que o Acre vive, que o país vive. Há uma afinidade muito grande nossa, desse partidos, com relação ao posicionamento contrário ao governo federal e estadual”, afirma.


O grupo avaliou como muito ruim a perspectiva para o país diante o atual cenário político. “Falta gestão, equipe e há muita desunião”, comentaram sobre o Acre.


O encontro teve objetivo de começar a traçar o alinhamento da esquerda para 2022. “Foi só o primeiro encontro. A ideia é de a cada 30 dias ter uma reunião como essa e ver se é possível, por meio do diálogo, construir propostas para mudar essa situação”, garantem.


Jorge se diz satisfeito com a reunião. “Em momentos de crise a gente precisa de pessoas com experiência e compromisso. Cada partido está pensando seus nomes para 2022”, comentou, garantindo colocar seu nome na disputa pelo senado, sem excluir a possibilidade de poder se colocar ao governo. Há também expectativas para que outros partidos possam levantar novos nomes ao governo.


“Houve consenso de que as forças democráticas precisam se unir nessa hora, mas sem apressar nenhuma decisão. Cada partido tem suas propostas. O que mais nos une são os rumos que o Acre e o Brasil estão tomando, diz o ex-senador.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido