Menu

Lentidão da vacinação resulta em críticas contra a prefeitura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A decisão de vacinar apenas uma faixa-etária por dia contra a Covid-19 em Rio Branco iniciando nesta segunda-feira, 14, com os 59 anos, não agradou boa parte da população da capital, apesar de existir em estoque imunizante para o público de 55 a 59 anos.


Nas redes sociais, sobraram críticas à atual gestão pela forma que a vacinação vem sendo conduzida pelo prefeito Tião Bocalom e pelo atual secretário de saúde, Frank Lima.

Publicidade

Na quinta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a vacinação começaria pelo grupo de 55 a 59 anos, com três dias de campanha de vacinação, seguindo a recomendação Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no entanto, o secretário Frank Lima, informou na sexta-feira, 12, que a vacinação começaria de forma escalonada.


Ao ac24horas, o secretário municipal de saúde, Frank Lima, justificou que a decisão de vacinar uma faixa-etária por dia tem o intuito de evitar a superlotação nos pontos de vacinação da capital. O gestor explicou que se a pasta adotasse a recomendação da CIB, em três dias, iriam passar mais de 12 mil pessoas nos pontos de vacinação, gerando aglomeração. “Eu não sou doido de colocar de 55 a 59 anos porque são 12 mil pessoas desse público alvo nos pontos de vacinação e vocês vão dizer que tá uma bagunça”, argumentou.


No Twitter, o ativista político, Gabriel Santos, afirmou que é inaceitável a decisão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “É INACEITÁVEL que a Prefeitura de Rio Branco, tendo doses para vacinar toda a população acima de 50 anos, não faça um único mutirão de vacinação. A lentidão custa vidas, Bocalom! Acelera isso, Sec. Frank Lima!”, escreveu.


O professor de história, Richard Brilhante, criticou a atual gestão e citou o caso de Manaus, que neste domingo, 13, aplicou mais de 50 mil doses. “Manaus vacinou 135 mil pessoas no FDS. Só ontem,13, foram 55 mil vacinados em um esforço conjunto das esferas de poder. O Acre tem vacina, profissionais, voluntários e locais para ampliar o quantitativo diário. Se o município não está dando conta, o governo precisa intervir. #VacinaJá”, afirmou.


O ex-vereador Rodrigo Forneck usou o Twitter para disparar fortes criticas ao prefeito TIão Bocalom o qual chamou de ‘incompetente”.


“Não basta o presidente, agora temos Bocalom apoiando a morte através da total desorganização da vacinação. Prefeito, seu INCOMPETENTE, pessoas podem morrer por causa de sua gestão lenta, ineficaz e negacionista. Deixa na mão dos servidores que ele fazem sem politicagem”, salientou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido