Menu

Estocagem de vacina e mudança no cronograma é denunciado no MP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Emerson Jarude (MDB) protocolou nesta segunda-feira, 14, junto ao Ministério Público do Acre (MPAC), uma representação pedindo providências do órgão diante das mudanças divulgadas pela prefeitura de Rio Branco no cronograma de vacinação da população em geral, dentro do Plano de Imunização Contra a Covid-19.


A medida leva em conta possível ato de irregularidade praticado pelo prefeito Tião Bocalom e pelo gestor da secretaria municipal de saúde, Frank Lima, em prejuízo à população.

Publicidade

O parlamentar argumentou que o fato de retardar a vacinação na capital pode também saturar o serviço de imunização dos municípios do interior, que já iniciaram a vacinação de faixa-etária menor que a de Rio Branco. Nesta segunda, a Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinar pessoas com idade a partir de 59 anos.


“Essa decisão de alterar o que foi pactuado na CIB pode colocar em xeque a vacinação em outras cidades, uma vez que as pessoas podem querer sair de Rio Branco e ir para as cidades onde esse público já está sendo vacinado. Isso prejudica o trabalho de outras cidades”, argumentou.


Segundo o parlamentar, a decisão de Frank Lima ignora as estatísticas de mortes na pandemia e o medo das pessoas. “Isso é brincar com a vida. Até quando vai ter que morrer gente para eles acertarem? É uma afronta essa decisão da prefeitura de vacinar uma idade por dia, e não os grupos”, encerrou.


Na representação, o vereador Emerson Jarude apresenta exemplos adotados pelos municípios de Xapuri, Cruzeiro do Sul e até mesmo Manaus (AM), neste último onde a vacinação ocorre desde sábado, dia 12, sem pausas, garantindo a vacinação de milhares de pessoas com ou sem comorbidades.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido