Conecte-se agora

Em Epitaciolândia, Jenilson Leite participa da VII edição do Programa Saúde na Comunidade

Publicado

em

Neste sábado (12), a Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria do gabinete do deputado e médico infectologista Jenilson Leite, realizou a VII edição do Programa Saúde na Comunidade, levando atendimento médico e assistência social aos moradores da comunidade rural do Prata, localizada dentro da reserva extrativista.

Na ação de saúde, que tinha como um dos objetivos vacinar a população contra o coronavírus, distribuir máscaras, também visava levar consultas, dispensas de medicamento aos munícipes, e realizar exames especializados na área de cardiologia e ultrassonografia voltado para saúde do homem e da mulher rural, que devido a pandemia tem evitado ir para a cidade. Foram feitos exames de mama, próstata, avaliação hepática e renal, dentre outros. Ao todo foram realizados 519 procedimentos de saúde.

Vale destacar que apesar de todas as dificuldades devido ao período pandêmico, Jenilson tem percorrido os municípios do interior, prestando atendimento médico e realizando exames em parcerias com as prefeituras. O apoio do infectologista na ação de saúde atendeu ao convite do prefeito Delegado Sérgio Lopes.

 

Sérgio Lopes, gestor do município, fala do compromisso da sua gestão com a população, especialmente os moradores da zona rural. Ele também agradeceu ao deputado pela colaboração na ação de saúde. “ Nossa gestão tem se esforçado para poder oferecer o melhor ao nosso povo, em especialmente aos moradores da zona rural de Epitaciolândia. De modo que externo meu agradecimento ao Dr. Jenilson Leite e toda sua equipe, pela parceria em proporcionar esse atendimento aos moradores da reserva. Pois estamos na sétima edição do Programa Saúde na Comunidade, sendo que nas seis edições anteriores nós havíamos chegado a marca de mil e quinhentos procedimentos, mais essa está superando todas as expectativas, por conta da parceria com o deputado. Hoje estamos ofertando à população ultrassonografia de abdômen, de tireoides, de mama e de próstata, também estamos fazendo exames de eletrocardiograma. São mais de duzentos procedimentos realizados somente pela equipe do Dr. Jenilson e isso é muito importante. Para vocês terem uma ideia, nem todos esses exames nós temos na rede pública do município. Por isso, nosso muito obrigado”, agradeceu o prefeito Delegado Sérgio Lopes.

 

Jenilson Leite parabenizou a gestão pelo compromisso com o povo, principalmente com os moradores que vivem distante da área urbana. “Agradeço ao prefeito Sérgio, o secretário Cassio e a toda equipe envolvida nessa ação, pelo convite para fazer parte desse ato. Estamos vivendo um momento delicado e o mínimo que fizermos pela melhoria da saúde de alguém pode significar algo grandioso. Me coloco sempre à disposição da gestão para poder contribuir e fazer o que amo, que é cuidar de nossa gente. Finalizando parabenizando a gestão pelo zelo com a pessoas”, afirma Leite.

O presidente da Câmara de Vereadores, Diógenes Guimarães (MDB), destacou o esforço da gestão do prefeito Sérgio Lopes em prestar assistência médica ao povo da zona rural. “ Na qualidade de presidente do Poder Legislativo, parabenizo a gestão do prefeito Sérgio Lopes, que tem sido um parceiro do povo rural, com assistência na área de saúde. Também quero fazer um agradecimento especial ao Dr. Jenilson, que fez exames de tiroides e de mamografia para as mulheres do Prata. Porque, muita das vezes, a gente luta para marcar um exame e é uma demora, mas com a vinda do deputado temos esses exames a custo zero na comunidade. Ele é um grande médico e um grande deputado”, destaca o vereador.

Segundo o secretário de Saúde, Cassio Hasssen, essa parceria com o deputado foi muito vantajosa. “Estamos na comunidade do Prata, aqui na reserva extrativista, na qual estamos concluindo mais uma etapa do Programa Saúde na Comunidade. Destaco que essa parceria com o Dr. Jenilson tem sido muito vantajosa, porque ele nos proporcionou alguns exames que a Prefeitura não dispõe e deu sua contribuição como médico. É muito bom poder contar o humanismo de nossos deputados. Porque o nosso objetivo é trazer a saúde nas comunidades, podendo ofertar exames, uma vez que todos têm direito à saúde, mas sabemos da dificuldade que é fazer isso nas comunidades de ponta, as mais distantes da cidade e de difícil acesso. Também somos cientes da dificuldade que é vocês irem à cidade, então, o prefeito e nós da secretaria estamos indo até vocês”, diz o secretário.

Evento contou ainda com a presença dos vereadores José Antônio “Nego” (Progressistas), Zé Maria (PSL) , Pantico da Água (SD) , Rubenslei (PSD) e Messias Lopes (PT).

Depoimento dos moradores

Seu Antônio Rufino, 78 anos, reside na comunidade faz dez anos, mas segundo ele, não tinha visto ao tão legal assim, poder fazer exame de próstata na sua própria comunidade. “Moro na comunidade há dez anos e não tinha visto um evento legal assim. Fui bem atendido, fiz exame de próstata. Graças a Deus estou bem e fico muito feliz pelo carisma do médico e das enfermeiras”, conta.

Dona Devanir ficou bastante emocionada porque aguardava há sete meses para fazer um exame de tireoide, mas não tinha como pagar e esperava na fila do SUS. “ Quero agradecer a equipe do Dr. Jenilson e a ele, porque há sete eu tinha que fazer um exame de tireoides e não tenho condições, me faltava recursos. Contudo, com essa ação de saúde, pude fazer na porta de minha casa, sem custo nenhum. Além de outros exames. Isso mostra que Deus é fiel, uma vez que consegui fazer o exame e resultado mostrou que tenho apenas uma inflamação. Doutor Jenilson, desejo que o senhor volte outras vezes, porque igual a mim, temos outras pessoas que precisam fazer exames, mas não podem pagar”, diz a moradora.

 

Destaque 4

Alan Rick se reúne com Dnit e pede prioridade nas obras do Anel Viário e viaduto da Corrente 

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (DEM) esteve reunido na quarta-feira, 28, na sede do DNIT em Brasília, junto com o Presidente do DERACRE, Petrônio Antunes, e o Chefe da Representação do Acre na capital federal, Ricardo França, onde foram recebidos pelo Diretor-Geral Substituto, Fábio Nunes, para tratar do andamento da construção da ponte e do contorno do anel viário de Brasiléia e Epitaciolândia.

A obra terá um contorno de aproximadamente 11 km e uma ponte sobre o rio Acre de 280 metros, pela BR 317. O Anel Viário é fruto de emenda de bancada de 2016, no valor de R$ 60 milhões, quando Alan Rick era o coordenador.

“Levantamos a necessidade de aproveitarmos o verão amazônico para adiantar a construção dos pilares da ponte e da base de alguns trechos para trabalhamos com o menor prazo possível para a execução”, disse o presidente do DERACRE, Petrônio Antunes.

Se as análises tiverem celeridade, a previsão de entrega da obra concluída é no final de 2022.

“Mesmo durante o recesso continuo trabalhando pelo interesse de nosso estado. As obras do Anel viário já começaram e precisamos aproveitar o verão para adiantar as análises pendentes e adiantar a obra”, afirma o deputado.

Representando o governo do estado, Ricardo França agradeceu pela parceria. “Sabemos que o DNIT e o governo federal tem ajudado o Acre em todos os projetos e viemos agradecer”, disse.

Outro tema tratado foi a obra do viaduto da Corrente, que será construído na entrada da cidade, bem próximo à sede do DNIT, na BR 364, e a rotatória visando desafogar o trânsito. Além disso, a obra vai valorizar e urbanizar toda a região.

O DERACRE já doou o projeto de engenharia ao DNIT e aguarda a liberação do financeiro no valor de R$ 65 milhões, do orçamento próprio do DNIT.

Continuar lendo

Destaque 4

Vídeo mostra Marcelo Bimbi com acreana apontada como pivô da separação com Nicole

Publicado

em

Desde que um vídeo passou a circular nas redes sociais, a consultora de moda acreana Maryllia Gabriela vem sendo apontada como o pivô da separação do modelo Marcelo Bimbi com Nicole Bahls. A informação foi divulgada pelo jornalista Leo Dias e, segundo fontes, assim que tomou conhecimento do vídeo, Bahls optou pelo rompimento.

Na internet, a acreana se apresenta como consultora de imagem e moda e fotografias ligadas ao estilo. A coluna de Dias afirma que teve acesso aos vídeos e prints que colocaram um ponto final no casamento de Nicole Balhs e Marcelo Bimbi. De acordo com informações, o ex-Fazenda teria traído a influenciadora durante sua última viagem ao Acre no dia 3 de julho.

“Depois que a coluna revelou que o motivo do fim do casamento da apresentadora Nicole Bahls com o modelo Marcelo Bimbi foi uma traição dele com a consultora de moda Maryllia Gabriela, a moça começou a ser atacada em suas redes sociais”, escreveu Leo Dias nesta quarta-feira.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Destaque 4

Prefeitura de Brasiléia realiza audiência pública para elaboração do PPA 2022-2025

Publicado

em

A prefeitura de Brasiléia realizou na terça-feira (27), no Centro Cultural Sebastião Dantas, uma audiência pública para apresentação e discussão de metas e objetivos, estimar receitas e despesas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), visando os anos de 2022/2025. O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos. 

O PPA é elaborado no primeiro ano de gestão, sendo válido para os três anos do atual prefeito e para o primeiro ano da próxima gestão. O objetivo do plano é organizar as ações, atividades e os projetos que resultem em bens e serviços para atender às demandas da população.

Segundo a prefeita Fernanda Hassem a realização da audiência pública, para a elaboração do PPA, é uma oportunidade de a população falar, dos sindicatos opinarem e dos poderes legislativos e executivos se alinharem para juntos projetar e garantir melhorias para os moradores de Brasiléia.

“Eu quero agradecer a todos que atenderam ao convite da gestão para participar da nossa audiência pública de elaboração do PPA. O Plano Plurianual faz parte do tripé da administração pública, junto a LDO e a LOA e nos norteia, dando as diretrizes da gestão municipal pelos próximos anos. E Brasiléia têm como bandeira a população, tanto que temos aqui presidentes de sindicatos, sindicato dos trabalhadores rurais, AMOPEBRE, representantes da câmara dos vereadores, sociedade civil e instituições emanadas, isso mostra o respeito com a população e com erário público”, destacou.

O secretário de finanças, Tadeu Hassem, ressaltou a importância da audiência para utilização das verbas municipais.

“Essa audiência é uma das mais importantes dentro das nossas ações, visando a transparência da utilização dos recursos públicos. Convocamos a comunidade a participar, para que seja representada e tenhamos entendimento das reais necessidades da população”, disse.

Após a elaboração do Plano Plurianual, o PPA será encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores, onde os parlamentares farão a análise dos objetivos orçamentários apontados.  

Continuar lendo

Destaque 4

Mais 25 candidatos do cadastro reserva da PM podem ser chamados pelo governo

Publicado

em

O governo do Acre poderá convocar maia 25 pessoas que se encontram na posição de cadastro reserva no último concurso da Polícia Militar do Estado (PMAC). A informação foi levantada após reunião ocorrida entre o secretário de planejamento e gestão, Ricardo Brandão e o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) e representantes dos candidatos

O cadastro de reserva Rafael Rocha declarou que o governador Gladson Cameli garantiu que deve, de fato, convocá-los. “Disse que convocaria todos do cadastro. Só queremos saber qual a real situação para não nos iludirmos”.

O parlamentar Roberto Duarte destacou que irá seguir apoiando os candidatos para que sejam chamados e efetivados.
“Agradeço o atenção do secretário em nos receber e em ser bastante transparente. Continuarei na luta para assegurar a convocação dos integrantes do cadastro de reserva”.

Já o secretário Brandão afirmou que o governo está obedecendo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas que deve chamar 25 pessoas. “Não temos como garantir que todos serão convocados”, afirmou, ressaltando que em caso de previsão orçamentária e vagas, o estado não será impedido de convocar.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas