Menu

Ex-prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary, é investigado pela PF por trabalho escravo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma operação da Polícia Federal ocorroda nessa quinta e sexta-feira no município de Porto Walter levou à delegacia o atual secretário municipal Obras, José Maria Branco. Ele foi detido por estar morando na fazenda do ex-prefeito da cidade, que está sendo investigado por possível trabalho escravo no local.


O atual prefeito, Cezar Andrade,  afirmou em nota que a operação nada trm a ver com sua gestão. Andrade afirma que a prisão do secretário só aconteceu porque o mesmo estava na fazenda de Barbary, investigado por trabalho escravo na propriedade.

Publicidade

Andrade ressalta que a Polícia Federal não fez buscas ou apreensões em nenhum órgão público da administração municipal. Ele é afilhado político de Barbary e na gestão anterior foi secretário de Saúde.


“A prefeitura de Porto Walter informa que a operação da Polícia  Federal não diz respeito  a atos políticos ou administrativos da atual gestão ou de gestões passadas. O assunto da operação é decorrente de uma denúncia que apura suposto trabalho escravo na fazenda do ex-prefeito Zezinho Barbary, onde atualmente o secretário mora”, esclareceu a nota.


O  advogado Jonathan Donadoni, que defende José Maria,  afirma que o cliente deverá ser solto neste sábado, 12.” A prisão em flagrante será revogada. Houve uma denúncia de redução a condição análoga ao trabalho escravo contra o ex prefeito Zezinho Barbary ainda no ano passado. Ocorre que o José Maria arrendou a propriedade e quando a Polícia Federal chegou ao local ele estava lá.  O rapaz que estava junto na fazenda é sobrinho do José Maria que ainda não teve a situação trabalhista resolvida por problemas na documentação “, relata Donadoni.


Zezinho Barbary não atendeu ligação nem respondeu as mensagens do ac24horas para falar sobre a acusação de trabalho escravo.


O ex-prefeito de Porto Walter por dois mandatos, Barbary, que era vice-presidente da Associação dos Municípios do Acre- Amac,  durante a gestão da ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, assumiu a presidência do órgão em junho do ano passado. Permaneceu no cargo até o final de 2021, quando o prefeito da capital,  Sebastião Bocalom,  assumiu a Amac.


A Associação tem o papel de  planejar e  elaborar  projetos de desenvolvimento para os  municípios do Acre .


A Polícia Federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre a operação em Porto Walter, que está sob a responsabilidade da delegada Laise.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido