Menu

Rio Branco amplia público contra a Covid-19 para 55 a 59 anos e vacinação começa na segunda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria Municipal de Rio Branco (Semsa) dará início na próxima segunda-feira, 14, a vacinação do público em geral com faixa etária a partir dos 55 anos. As informações foram repassadas pela Prefeitura de Rio Branco. Serão disponibilizados dez pontos de vacinação na capital e drive-thru.


A ampliação do público alvo ocorre após a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/AC) decidir que a mudança de grupo etário só poderá ocorrer após três dias ou 75% do grupo etário vigente para situações de vacinação em zona urbana, ou seja, caso antes do prazo de três dias houver demanda suficiente na procura pelas vacinas do público, compreendendo de 55 a 59 anos, poderá então decrescer a faixa etária subsequente que será de 50 anos acima e assim por diante até alcançar o público de 18 anos.

Publicidade

Antes, a vacinação iria começar pelos 59 anos, agora os cidadãos que tiverem entre 55 a 59 poderão procurar uma unidade de saúde na segunda para se vacinar contra o vírus.


O secretário municipal de saúde, Frank Lima, afirmou que a expectativa é de que até o mês de novembro, pelo menos 300 mil pessoas já estejam imunizadas com as duas doses na capital. Segundo o gestor, a ampliação da faixa etária para a partir de 55 anos só foi possível após o envio de um grande lote do Ministério da Saúde.


“Estamos muito felizes porque somente nos primeiros dias de junho, já recebemos o quantitativo de vacinas superior a todos os meses de abril e maio. Com as vacinas em mãos, poderemos avançar na imunização das pessoas, agora, independentemente dos grupos prioritários como preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, salientou.


De acordo com o gestor, a vacinação será mais rápida e dinâmica, tendo em vista que não será mais preciso a apresentação de vários documentos como vinha sendo exigido nas etapas anteriores. O gestor explicou que, na próxima segunda-feira, 14, para tomar a vacina, o rio-branquense só precisa apresentar documento com foto, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


Frank Lima disse que se por algum motivo as pessoas dos grupos anteriores, com ou sem comorbidades, grávidas e puérperas, pessoas com deficiência permanente, com Síndrome de Down acima de 18 anos entre outros, não puderam se vacinar, em qualquer momento poderão procurar um dos pontos de vacinação.


“A vacinação avança sim para outros grupos, mas se alguém lá atrás nas etapas anteriores não se vacinou por algum motivo, é só procurar um dos nossos pontos de vacinação para receber a sua dose de esperança. Não queremos deixar ninguém para trás e, juntos, vamos vencer essa pandemia”, encerrou.


Com informações da SEMSA


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido