Menu

Historiador diz que Seis de Agosto nunca foi palco de batalha na Revolução Acreana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de ser pintada de azul, a caixa d’água localizada historicamente no bairro Seis de Agosto é tema de mais uma polêmica.  O governo mandou escreveu no local a seguinte frase: “Bairro 6 de Agosto, palco de batalha da Revolução Acreana. O bairro 6 de Agosto nos orgulha com sua história”.


O problema é que quem estuda e conhece o período da Revolução Acreana diz que a afirmação é uma mentira. De acordo com o historiador Marcos Vinicius Neves, conhecido como um dos principais estudiosos da história do Acre, a 6 de agosto nunca foi palco de batalha durante a Revolução Acreana.

Publicidade

“Nunca teve batalha na seis de agosto. As duas batalhas que tiveram em Rio Branco foram lá perto da Gameleira. Tentar justificar o mal feito, da pintura de azul da caixa d’agua, com uma mentira histórica, só torna ainda mais grave o erro”, diz o historiador.


Marcos Vinicius conta ainda sobre os combates que aconteceram em Rio Branco. “O primeiro combate aconteceu onde hoje é o Instituto Imaculada Conceição. Os soldados bolivianos emboscaram os brasileiros e venceram o combate. Plácido de Castro e os soldados que sobreviveram fugiram e pegaram o varadouro que ia para o Seringal Liberdade, onde iriam se reagrupar. Esse varadouro era o varadouro chamado de Catuaba, que viria ser a rua 6 de agosto, mas não houve batalha no local. Depois de se reagrupar e convocar novos homens, Plácido de Castro atacou os bolivianos no mesmo local, próximo a Gameleira, onde fica hoje o Instituto São José. Depois de 10 dias de batalha, do dia 5 de outubro até 15 de outubro de 1902, os brasileiros venceram o combate. Ou seja, nunca houve batalha nenhuma na 6 de agosto. Aliás, a rua nem existia, era apenas um varadouro. O pessoal tem que parar de inventar história. História, a gente pesquisa e conta”, finaliza o historiador.


O governo ainda não se posicionou sobre qual fonte histórica se baseou para a legenda que foi escrita na caixa d’água.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido