Menu

Pais estão sendo impedidos de acompanhar o nascimento de filhos na Bárbara Heliodora

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diversos pais estão sendo impedidos pela direção da Maternidade Bárbara Heliodora de acompanhar suas respectivas esposas na hora do nascimento de seus filhos. A situação foi exposta pelo deputado estadual, Roberto Duarte, em suas redes sociais nesta sexta-feira (04).

No entanto, a medida adotada pela direção da Maternidade infringe a Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, que determina que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto.

Anúncio

Nas redes, o deputado afirmou que apesar do momento da pandemia da Covid-19, a proibição da gestante em ter um acompanhante é ilegal.

“Estas orientações da Maternidade Bárbara Heliodora estão em vigor há mais de um ano. Atualmente, o estado está na faixa amarela. Já foram liberadas festas até meia noite e a gestante não pode ter um acompanhante na hora do parto?”, destacou.

O ac24horas tentou um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), no entanto, até o fechamento desta matéria, a pasta não deu nenhum esclarecimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.