O Teatro Hélio Melo será o palco do lançamento nesta sexta-feira, 4, às 19 horas, do lançamento documentário “Acre e sua raiz africana”, que registra a história do surgimento dos templos religiosos de umbanda e candomblé em Rio Branco, bem como, suas origens e resistências, tendo o intuito de preencher a lacuna do silenciamento da cultura afro-religiosa em nosso estado.
O documentário é o resultado do projeto “A história das religiões de matriz africana no Acre” que teve como objeto pesquisar como essas religiões chegaram ao Acre e compartilhar as vivências dos pais e mães de santo mais antigos de Rio Branco. .
Em Rio Branco, segundo o último levantamento, existem 25 templos de umbanda, candomblé e ubandaime, cujos sacerdotes vivenciaram a chegada destas vertentes religiosas que se estabeleceram no Acre. Entretanto, não há registros publicados sobre essa historicidade, O que é prejudicial aos acervos das religiões negras do Acre, pois os mais velhos (chamamos assim as primeiras pessoas há iniciar-se na religião) estão ficando idosos, em suas idades cronológicas, e como a cultura é passada através da oralidade, acaba-se por perder os registros dessas histórias acreanas.
O projeto foi aprovado pela Lei emergencial Aldir Blanc, por meio da Fundação Elias Mansour – Edital de cultura Afro-brasileira. Financiado pelo governo federal.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…