Menu

Bocalom anuncia intenção de construir outra unidade de tratamento de água na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em visita na manhã desta sexta-feira, 4, para verificar in loco as condições em que o município receberá do governo do estado as instalações da Estação de Tratamento de Águas (ETA II), localizada na Sobral, o prefeito Tião Bocalom, anunciou a intenção de construir uma outra ETA. As declarações foram dadas ao portal da prefeitura de Rio Branco.

O local onde está instalada a ETA II, à margem do rio Acre, passa por um processo de desbarrancamento, mas o Depasa vem adotando medidas paliativas para evitar o risco.

Anúncio

Segundo informações repassadas ao ac24horas, um barranco na Estação de Captação está cedendo em uma extensão de 200 metros, a movimentação da terra ameaça levar os tanques e a casa de força da estação, dependendo do desbarrancamento pode afetar as bombas e as estruturas da captação deixando 60% de Rio Branco sem abastecimento de água.

O gestor alertou que é necessário pensar em outra instalação após o município receber do Governo do Acre o sistema de abastecimento d’água.

“A partir de outubro, quando assumirmos efetivamente o sistema, precisamos pensar em um modelo novo, moderno e construir em outro local. Aqui está desbarrancando tudo e não dá para ficar investindo nesse lugar”, salientou.

Bocalom revelou que o município já vem trabalhando com vistas a melhorar o sistema. “O Município já trabalha na busca por recursos e pode recorrer a financiamento junto ao BNDES para fazer investimentos em todo o sistema, de forma que a população de Rio Branco se livre definitivamente do problema da falta de água em suas torneiras”, concluiu.

O prefeito disse que atualmente o Depasa, órgão do governo que operacionaliza o sistema, está trabalhando para resolver o problema. “Sem dúvida de que é necessário nos movimentarmos, Governo e Prefeitura, para não deixar acontecer o pior, que é faltar água para abastecer cerca de 60% da população de Rio Branco”, enfatizou Bocalom.

A presidente do Depasa, Waleska Bezerra, disse que a determinação do governador Gladson Cameli, de que o processo de reversão do sistema transcorra dentro do melhor nível de cooperação possível, vem sendo cumprida e demonstrou sua preocupação em resolver o problema da ETA II.

“Vamos entregar o sistema tudo muito redondo, tudo muito organizado, para que o município continue tocando da melhor forma”, falou a gestora.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.