Após o encerramento da missa de Corpus Christi, membros da Catedral da Nossa Senhora de Nazaré realizaram na noite desta quinta-feira (3), uma carreata pelas principais ruas e avenidas de Rio Branco.
Segundo informações, o trajeto começa pela saída da Catedral, vai até o Pronto-Socorro, e, ao longo desse trajeto, haverá parada em alguns altares, um localizado em frente ao Serviço Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e outro no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb).
No Pronto-Socorro, o intuito é rezar pelos profissionais de saúde e pessoas enfermas, depois a procissão continua até a Ponte Metálica e o último altar será no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O Corpus Christi é celebrado pelos fiéis católicos para festejar a Eucaristia, sacramento que relembra a Última Ceia e que é direcionada a ações de graças ao sacrifício de Cristo na cruz. A data é comemorada sempre às quintas-feiras pois, segundo os cristãos, remete ao último jantar (ceia) de Cristo com os discípulos, no qual o filho de Deus partilhou o pão e o cálice e disse que os dois elementos eram o corpo e o sangue dele, respectivamente.
Pela manhã, fiéis se reuniram para a tradicional confecção do tapete feito com tecido e TNT (tecido não tecido), ornamentado com flores e folhas, além de desenhos, no estacionamento da Catedral.
Em 2020, a programação foi totalmente on-line, já neste ano, a missa na Catedral contará com 300 pessoas, 50% da capacidade da igreja. Colaboradores da Igreja estiveram na entrada da Catedral aferindo a temperatura e distribuindo álcool gel para os fiéis. O uso da máscara foi obrigatório.
A missa começou às 17h e foi celebrada pelo Bispo Dom Joaquim Pertíñez. Depois da celebração, o Santíssimo será conduzido em carro aberto para abençoar as famílias.