Menu

No mês do orgulho LGBTIQA+, jornalista lança série de entrevistas sobre diversidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aceitação, preconceito, machismo e família são algumas das questões que marcam boa parte da população LGBTQIA+ e no Acre não seria diferente. “O Acre Resiste com Diversidade” é uma série de entrevistas criada pelo comunicador e artista acreano Daniel Scarcello, que abre espaço para conterrâneos falarem sobre orientação sexual e identidade de gênero. Lançado nesta segunda-feira (31), o projeto consiste em sete vídeos que serão publicados toda segunda e sexta-feira do mês de junho (mês do orgulho LGBT).

Os vídeos podem ser acessados no canal do YouTube Daniel Scarcello (https://www.youtube.com/channel/UCvvPP1YFHI7Q01oYo4BxLLA) . O projeto é financiando pela Fundação Garibaldi Brasil, por meio do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc, e tem apoio da marca Made in Acre.

Anúncio

A ideia é colaborar para a naturalização das pautas de orientação sexual e gênero, além de contribuir para a luta contra o preconceito.  Ao todo, 13 acreanos foram entrevistados em vídeos separados por pautas que buscaram contemplar maior parte da sigla do movimento: homossexualidade (gays e lésbicas), bissexualidade, transexualidade, não binariedade e a arte drag.

De acordo com Daniel, essa é uma forma de reforçar que o Acre não só existe como resiste, ao considerar o ato de ser uma pessoa LGBTQIA+ como uma forma de resistência. “Junto com os convidados, quero poder ajudar mais pessoas a enxergarem esta pauta como algo comum, para que daqui um tempo ninguém precise mais falar sobre ou exigir o mínimo: o respeito. Acredito que assim a gente também pode ajudar outras pessoas como nós a se aceitarem”, comenta.

Nos vídeos cada entrevistado tem espaço para dividir seus momentos e reflexões além de opinarem sobre temas que acercam a comunidade LGBTQIA+. Uma das pautas que ganha destaque é a relação com a família, que expõe como cada convidado lidou e/ou sofreu no momento de falar sobre identidade. Outro destaque é a participação da acreana Bambola Star, mulher transexual que vive na Itália e ficou famosa na internet com o meme “Bom dia Brasil, Boa tarde Itália”.

Para além de uma causa social, o projeto perpassa a vida pessoal de Daniel . “É comum que as pessoas LGBTQIA+ trabalhem a aceitação da sexualidade internamente durante anos. A maioria passa por momentos de negação, de culpa, de vergonha, de enxergar a orientação sexual como um problema, etc . ‘O Acre Resiste com Diversidade” marca o momento em que eu finalmente me aceito e não tenho mais problema em expor isso.”, explica.

Os convidados do “Acre Resiste com Diversidade” são Ana Almeida, Andrey Maia, Bambola Star, Eduardo Duarte, Gabriel Ribeiro, Igor Martins/Ágatha Power, João Rerfton, Katrinny Mota, Luana Mayara do Ogum , Moisés Alencastro e Rubby Rodrigues. Na equipe do projeto estão Lucas Ganum (Pesquisa de conteúdo/Roteiro), Daniel Dias (Filmagem e edição), João Henrique (Filmagem), Clara Lis (Assistente de Produção) e Luis Eduardo (Cenário).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.