Menu

Amazonas registra provável caso de ‘fungo negro’ em paciente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que registrou um caso provável de Mucormicose (conhecida como “fungo negro”), infecção causada por fungo, em paciente imunossuprimido em Manaus.


A comunicação de risco foi feita, de forma imediata, pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas, coordenado pela FVS-AM (CIEVS/FVS-AM), ao CIEVS nacional, após o recebimento do resultado de histopatológico informado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na última sexta-feira (28).

Publicidade

Trata-se de um homem, de 56 anos, residente em Manaus. Com histórico de diabetes tipo 2, usuário de insulina, o paciente foi internado em 12/04/2021, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste da capital, e depois atendido no hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde foi a óbito em 16/04/2021.


O paciente recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19, aplicada em Maués, no dia 01/04/2021, pela Secretaria Municipal de saúde. Dias depois, apresentou sintomas gripais, com teste de RT-PCR não detectável para Covid-19. O paciente também apresentou prurido no olho direito, que evoluiu para infecção local.


O caso está sendo monitorado pelo Cievs Nacional e a investigação será concluída após análise de material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AM), a ser enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.


Fonte: A CRÍTICA 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido