Categories: Blog do Crica Notícias Política

Uma guerra surda na disputa do senado

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

QUEM ONTEM se colocou de forma oficial como candidato ao Senado em 2022, foi o deputado federal Alan Rick (DEM), foto, em declaração ao BLOG DO CRICA. A manutenção da atual legislação eleitoral, o que dificulta a formação de uma chapa completa para a Câmara Federal, praticamente, o colocou no foco de buscar um mandato de senador. Alan descarta ser uma opção para   vice, na chapa de reeleição do governador Gladson Cameli: “o vice é uma escolha pessoal do governador”. Mas, não descarta que vai buscar ser o nome para o Senado preferencial de Cameli, de quem tem se mostrado ser um aliado leal. “Tenho trabalhado muito em parceria com o estado. Sou o parlamentar que mais destina recursos de emendas individuais de bancada e as extras. Tenho sido leal ao governador até mesmo quando o próprio partido dele não foi”, lembra o parlamentar. No seu comando, o DEM pulou de quatro para dezoito vereadores, tem um prefeito, e utilizando na campanha o menor fundo eleitoral entre todos os partidos médios e grandes. A disputa do Senado no próximo ano está tomando contornos de uma guerra surda e dura, já que apenas uma vaga será posta em disputa na eleição.


PARA OS MAIS VARIADOS GOSTOS
O ELEITOR terá na eleição do próximo ano a opção de ter todas as cores ideológicas, para escolher o seu senador. Sanderson Moura (PSOL), Márcia Bittar (sem partido), Mailza Gomes (PP), Vanda Milani (PROS), Alan Rick (DEM); e, muito provavelmente, Jorge Viana (PT).


A MENOR IDÉIA
NÃO TENHO a menor idéia de como o governador Gladson Cameli vai acabar com esta confusão do Senado, no seu campo. Se colocar um candidato debaixo do braço, vai brigar com os três postulantes que ficarem de fora.


O QUE MAIS COMPLICA O QUADRO
É, o fator que torna mais complicado o quadro, é que não vejo na Vanda Milani, no Alan Rick, na Márcia Bittar, na Mailza Gomes, indícios de que um deles pode desistir da candidatura ao Senado.


ELEIÇÃO DA EMPATIA
O SENADO é uma eleição em que a empatia com o eleitorado pesa muito mais do que ter a máquina do poder apoiando. Quando o candidato vira moda, cai na graça popular, não existe esquema que lhe derrote.


EXEMPLOS FAMILIARES
VAMOS A DOIS EXEMPLOS familiares de que, o buraco é mais embaixo: O casal comunista; Perpétua Almeida e Edvaldo Magalhães, disputaram a eleição do Senado, com o apoio do governo e prefeitura, e não se elegeram.


PIOR SITUAÇÃO
DOS PARTIDOS grandes, o PSDB é o que se encontra até o momento em situação mais delicada no estado, para formar uma chapa à Câmara Federal, por falta de nomes. A situação é também uma barra para a ALEAC, tendo de convencer candidatos novos, a entrar numa chapa com dois deputados fortes: Cadmiel Bonfim e Luiz Gonzaga.


VAI MORRER DE INANIÇÃO
A DIREÇÃO DO PSDB não tem de esperar a ajuda do governo para formar chapas para federal e estadual, tem de cair em campo, caso contrário vai morrer na pindaíba.


FAZENDO UM ESTRAGO
SÓ AGRADA ao seu público interno de fanáticos. O presidente Bolsonaro, em minimizar a pandemia, não lutar por mais vacinas, dá um discurso forte para a oposição. E, afasta a parcela esclarecida da população.


MIRANDO ALTO
O DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) diz que, o seu partido mira em dois focos, para a eleição de 2022: ter candidato ao governo ou a senador. Seu nome está no jogo do PSB.


BOM PARA POLÍTICA
VEJO com alegria quando, nomes com qualificação e serviço prestado á sociedade na política e como médico, se colocam na disputa de cargos majoritários, como o deputado Jenilson Leite (PSB). Quem ganha é o eleitor.


PESO DOS OMBROS
O GOVERNADOR Gladson deve estar mais leve. Passou para o prefeito Bocalon a área que mais desgasta quem está no poder: o sistema de abastecimento de água.


É DA EMOCRACIA
A CANDIDATURA da Márcia Bittar ao Senado deve ser vista como o exercício regular da democracia, quanto mais nomes mais se oxigenam as opções dos eleitores. E, ela não é nenhuma neófita na política, sempre esteve à frente das campanhas do ex-marido, senador Márcio Bittar (MDB). O resto é com o eleitor.


POTE DE VENENO
“GOSTARIA de agradecer, mas neste momento prefiro ficar calado, estou na fase de acumular veneno para destilar no momento certo.” A frase é do ex-prefeito Vagner Sales (MDB), ao responder a um convite para participar do programa “Boa Conversa”, no ac24horas.


NÃO VAI ACEITAR
PARA COMPOR com o governo, o ex-prefeito Vagner Sales não esperem que aceite carguinhos de Secs. Seu grupo só e sentirá representado na chapa majoritária.


GRANDE BLEFE
O QUE FICA cada dia mais claro é que o “desembarque” do MDB no Governo, foi um grande blefe, a turma dos votos nem pisou na canoa para embarcar, ficou no porto.


CORDA ESTICADA
O governo tem de procurar afrouxar esta corda esticada com os professores, buscando rápido um acordo, porque a imagem prejudicada na demora, é a do governador.


GRANDE TESTE
O GRANDE TESTE do prefeito Bocalon com os vereadores será aprovar o projeto de reversão do SAERB do Estado para o município. Alguns vereadores com os quais conversei temem que, o fornecimento de água tratada piore se passar par o município. No estado, está razoável. Se não aprovarem, o Bocalon terá que voltar atrás.


PAUTA DO NORMANDO
QUEM ESTÁ DANDO as pautas de que o Bocalon tem que mirar grandes projetos, é o secretário Normando Sales, depois que destronou o Artur Liboriano do Gabinete Civil.


MEU CARO PREFEITO
MEU CARO prefeito Bocalon, se a sua gestão der certo quem ganha são os moradores de Rio Branco, somos todos nós; por isso se dedique ao feijão com arroz, e não ouça os que querem reinventar a roda, porque a imagem em jogo é a sua. Há toda uma esperança da população para que dê tudo certo, ou não teriam votado em você.


FRASE MARCANTE
“DEUS dá o leite, mas não o balde”. (Ditado inglês)


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Cotidiano
  • Notícias

Horário de chegada do voo do Flamengo sub-20 no Acre neste sábado (23) é alterado

O consulado no Acre do Clube de Regatas do Flamengo informou aos torcedores na manhã…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Petecão conta que Flaviano era seu conselheiro: “Perda irreparável”

Em uma entrevista concedida ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o senador Sérgio Petecão…

23/11/2024
  • Televisão

A Fazenda: Babi reconhece erro com Sacha, mas acusa ator de agressão verbal

Babi Muniz admitiu que errou ao acusar Sacha Bali de ter agredido Fernanda Campos em…

23/11/2024
  • Famosos

Neymar revela ajuda de Mavie para superar momento difícil na carreira

Neymar Jr. abriu o coração e falou da importância da filha, Mavie. A menina, que…

23/11/2024
  • Destaque 1
  • Notícias

Luto: filhos e viúva de Flaviano prestam homenagens durante velório no Palácio

Durante o velório de Flaviano Melo, que acontece neste sábado (23) no Palácio Rio Branco,…

23/11/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Velório de Flaviano tem momento ecumênico com orações de líderes religiosos

O velório de Flaviano Mello, que ocorre neste sábado (23) no Palácio Rio Branco, contou…

23/11/2024