Menu

Acre como zona livre de aftosa abre novos mercados, diz Federação da Agricultura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O reconhecimento internacional do Acre como zona livre de aftosa sem vacinação supera uma luta de 50 anos e abre relevantes caminhos para a pecuária do Estado.

Em anúncio feito nesta quinta-feira (27) pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) O Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso agora são reconhecidos internacionalmente como zonas livres de febre aftosa sem vacinação. O Ministério da Agricultura confirmou a decisão em live com a ministra Tereza Cristina.

Anúncio

“Estão abertos outros mercados importantes para a carne do Acre e temos uma logística que nos permite sonhar com a exportação para mercados novos, especialmente os asiáticos. É momento para celebrar, principalmente os produtores, que buscaram sempre esse momento, como também o governo e a sociedade de modo geral”, disse o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez, em entrevista ao Canal Rural.

Segundo o Governo do Acre, o território acreano possui, aproximadamente, 3,5 milhões de bovinos que geram, anualmente, renda de R$ 1,5 bilhão. Há 14 anos, o estado era reconhecido internacionalmente pela OIE como Zona Livre de Aftosa com Vacinação. Mas desde novembro de 2019, a aplicação da vacina contra a doença deixou de ser obrigatória após uma série de medidas adotadas pelo Estado em parceria com o governo federal.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.